Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Ministério do Trabalho atende processo do Sindec-POA e cancela registro sindical do Sintracodiv
por Régis Araújo | Decisão reforça: é o Sindec-POA quem representa os comerciários do setor de concessionárias.
Em decisão publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (19), o Ministério do Trabalho cancelou o registro sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Concessionárias e Distribuidoras de Veículos do Estado do Rio Grande do Sul- Sintracodiv. A Fetracos-RS e seus sindicatos filiados, incluindo o Sindec-POA, haviam protocolado recursos administrativos em processo, tendo em vista que as entidades filiadas já representam os trabalhadores do setor em suas respectivas cidades.
Para a assessora jurídica da Federação, Dr.ª Carmen Pinto, o posicionamento do MT é uma conquista.
A decisão é uma vitória, pois consolida a representatividade das entidades sindicais que se transformou em luta em favor dos trabalhadores. O Sintracodiv veio na contramão de tudo desde o início, dividindo e fragilizando a categoria. Com a decisão ele deixa de ter o registro sindical e não poderá fazer qualquer ato em nome dos trabalhadores do setor", explica a advogada.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.