Miguel Torres fala sobre o Conselhão com sindicalistas gaúchos
Ligiane Brondani
reunião no auditório da Força Sindical RS com o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

O presidente do Sindec Porto Alegre, Nilton Neco, participou do encontro que aconteceu na sede da Força Sindical-RS.

Sindicatos filiados estiveram nesta quarta-feira (dia 02) para uma reunião na sede estadual da Central com o vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres. O sindicalista foi recentemente nomeado pela Presidente Dilma para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Este colegiado, com 92 membros, tem a função de assessorar a Presidência da República, nas mais diversas pautas de interesses dos trabalhadores e população em geral.

O objetivo da reunião foi apresentar informações e encaminhamentos sobre a atual pauta em debate no Conselho.

Miguel Torres afirmou que o movimento sindical tem a obrigação de propor e fazer a agenda positiva para que tenha possibilidade de alterar o cenário atual da crise.

"Já fizemos isso ano passado, com parte do setor empresarial, porque o governo se fechou e esqueceu do investimento na produção e preferiu mudar o eixo da política econômica", declarou o diretor nacional da Central.

Segundo ele, já foram elaboradas algumas propostas para destravar esse momento de crise.

“Firmamos o compromisso com o desenvolvimento e a geração de renda, que engloba os setores da construção civil, pesada, óleo, gás e naval. Esses setores têm grande influência em muitas categorias do Brasil.”. Torres ainda falou sobre outra proposta, chamada de Sustentabilidade Veicular, sendo esta cadeia automotiva a maior cadeia do Brasil, pois passa por todos setores da economia e até o pós-venda.

O grupo de sindicalistas também recebeu a palestra do técnico da subseção do Dieese na Força Sindical, Altair Garcia, que faz uma análise da conjuntura no panorama setorial.