Miguel Torres fala sobre o Conselhão com sindicalistas gaúchos
por Ligiane Brondani | O presidente do Sindec Porto Alegre, Nilton Neco, participou do encontro que aconteceu na sede da Força Sindical-RS.
Sindicatos filiados estiveram nesta quarta-feira (dia 02) para uma reunião na sede estadual da Central com o vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres. O sindicalista foi recentemente nomeado pela Presidente Dilma para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Este colegiado, com 92 membros, tem a função de assessorar a Presidência da República, nas mais diversas pautas de interesses dos trabalhadores e população em geral.
O objetivo da reunião foi apresentar informações e encaminhamentos sobre a atual pauta em debate no Conselho.
Miguel Torres afirmou que o movimento sindical tem a obrigação de propor e fazer a agenda positiva para que tenha possibilidade de alterar o cenário atual da crise.
Já fizemos isso ano passado, com parte do setor empresarial, porque o governo se fechou e esqueceu do investimento na produção e preferiu mudar o eixo da política econômica", declarou o diretor nacional da Central.
Segundo ele, já foram elaboradas algumas propostas para destravar esse momento de crise.
Firmamos o compromisso com o desenvolvimento e a geração de renda, que engloba os setores da construção civil, pesada, óleo, gás e naval. Esses setores têm grande influência em muitas categorias do Brasil.". Torres ainda falou sobre outra proposta, chamada de Sustentabilidade Veicular, sendo esta cadeia automotiva a maior cadeia do Brasil, pois passa por todos setores da economia e até o pós-venda.
O grupo de sindicalistas também recebeu a palestra do técnico da subseção do Dieese na Força Sindical, Altair Garcia, que faz uma análise da conjuntura no panorama setorial.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.