Janta destaca a importância da vivência e da educação no respeito às mulheres

O Sindicalista destacou que homem pode tranquilamente auxiliar nos trabalhos domésticos em casa. Para ele, Trabalho Decente para as mulheres é ter lugar no mercado de trabalho e descanso nas horas de lazer.

Dentre as "oito maneiras de mudar o mundo" do Decisões pela Vida", está a igualdade entre gêneros. Outro anuário traz os avanços nas convenções coletivas com avanços das cláusulas de gênero. Este documento do Dieese foi realizado em parceria com a OIT.

Detidamente sobre o Anuário das Mulheres, que pode ser acessado no site do Dieese-RS, são oito capítulos envolvendo todo o mundo feminino e os números.

As mulheres são 51,3% da população no país, sendo maioria no RS também (51,3%). Mas os números não escondem a discriminação, uma vez que 81,5% do mercado é composto de homens, e o restante de mulheres.

"As mulheres são maioria entre os desempregados, apesar das melhoras que tivemos nos últimos anos", apontou a economista.

Dados alarmantes indicam que em cada 10 mulheres, quatro sofreram violência. "A maior parte das agressões são de autoria de pessoas conhecidas, o que realmente coloca a mulher numa posição delicada. Mas com as denúncias e as legislações vigentes este número vai diminuir com o aumento das denúncias", disse Daniela.

A deputada Juliana Brizola destacou sua experiência como parlamentar, lembrando que muitos partidos estão longe de cumprir com a quota de mulheres em seus quadros.

Para a deputada, a presidente Dilma Rousseff deve sancionar a lei que pune os empregadores que discriminam as mulheres e pagam menos a elas quando desempenham  as mesmas funções dos homens.

"Se houvesse também uma lei que obrigasse o Parlamento a ter os 30% de cadeiras ocupadas por mulheres, seria diferente. Uma vez que não se propicia nos partidos a preparação dos quadros femininos. Acredito que estamos melhorando nossa participação pela nossa garra", destacou a deputada.

E completou:  "A mulher humaniza a política e faz com que ela possa chegar mais perto dos cidadãos."

A deputada ganhou flores das mães da presidente do Sindinapi-RS, Beth Costa, e Daniela Sandi, do Dieese, recebeu o regalo do diretor Claudio Correa. A diretora do Sindec Sandra Medeiros presentou Izabel  l'ARYAN - Sindicato dos Compositores do RS e Secretária de Cultura e Mémoria Sindical da Força Sindical, que fez a mediação do debate.

Janta recebeu uma homenagem especial com flores de Silvia Duarte pelo aniversário da Força Sindical comemorado hoje. No final, todos cantaram parabéns para a central e para as mulheres.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Cintia Rodrigues