Intenção de Consumo das Famílias gaúchas cai 20% em relação a 2013
Ligiane Brondani

A avaliação quanto à situação de renda atual mostrou redução de 10% frente a abril deste ano .

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) caiu para 109,6 pontos em maio, conforme revelou a Fecomércio-RS, na manhã desta segunda-feira (26). A redução é de 9,4% em relação ao mês anterior e queda de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em maio, a segurança das famílias em relação ao emprego atual obteve queda de 5% em comparação ao mês anterior e de 13,8% na relação com o mesmo período de 2013. A avaliação quanto à situação de renda atual mostrou redução de 10% frente a abril deste ano e queda de 20,5% na comparação com maio do ano passado.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac Zildo de Marchi, que se pronunciou através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, “mesmo com o crescimento das remunerações médias nos últimos meses, a inflação persistentemente alta contribui para a redução da percepção da renda real”.

Na comparação com maio de 2013, a redução dos demais indicadores foi de 33,6% (consumo atual), de 25,1% (acesso a crédito) e de 23,8% (momento para consumo de bens duráveis). Quanto ao componente de perspectiva profissional, a queda foi de 9,4% na comparação com maio de 2013, enquanto o indicador de perspectiva de consumo apresentou redução de 15,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Jornal do Comércio

Voltar pro topo