Intenção de consumo das famílias gaúchas cai 10,6% em dezembro
por Ligiane Brondani | O dado consta da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas IC.
A intenção de consumo das famílias gaúchas encerrou o último mês de 2014 em queda de 10,6% em relação a dezembro de 2013. Ainda em patamar otimista, aos 114,8 pontos, todos os sete componentes que formam o indicador apresentaram redução. O dado consta da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas – ICF, divulgada pela Fecomércio-RS e que conta, no mínimo, com 600 famílias em sua amostra.
Com os resultados de dezembro, o ICF fecha o ano de 2014 com uma média 8% inferior à média do ano anterior, refletindo o comportamento de abatimento na confiança das famílias observado, inclusive, em todo o País", afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. A moderação do otimismo das famílias foi influenciada especialmente pela inflação em patamares elevados nos últimos meses. A escalada da taxa de juros e a conjuntura de baixo crescimento econômico que refletem no encarecimento do crédito à pessoa física e nos resultados das empresas, respectivamente, completam as justificativas para o resultado do ICF.
O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego teve recuo de 9,6% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2013, ficando em 125,5 pontos. O baixo crescimento econômico e a desaceleração do mercado de trabalho contribuem para abater o sentimento de segurança dos trabalhadores, que iniciou uma tendência de declínio em meados de 2013 e, após um período de estabilidade, voltou a registrar queda em dezembro passado.
Ainda no aspecto do mercado de trabalho, a avaliação quanto à situação de renda alcançou 130,3 pontos, em uma queda de 4,8% sobre dezembro de 2013. "Os dados referentes à situação de renda voltaram a apresentar queda após alguns meses de estabilidade. O indicador foi afetado principalmente pela desaceleração do mercado de trabalho e, consequentemente, dos salários. Apesar disso, ainda permanece em nível consideravelmente otimista", sinaliza Bohn.
Quanto ao nível de consumo atual, a queda foi de 20,2% frente a dezembro de 2013, ficando em um patamar pessimista de 96,7 pontos. Embora em níveis ainda otimistas, o indicador referente à facilidade de acesso ao crédito caiu 11,8% na mesma base de comparação, aos 116,4 pontos.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.