Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Intenção de consumidor de comprar recua 2,1%, aponta CNC
por Gabriella Oliveira | Influência de efeitos sazonais como despesas escolares e tributos característicos desta época do ano influenciaram na queda.
A tendência dos consumidores para ir às compras diminuiu na passagem de dezembro para janeiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 2,1% em janeiro na comparação com o mês anterior para 135,1 pontos. Em relação ao primeiro mês de 2012, o recuo chegou a 3,3%.
A CNC explica que houve influência de efeitos sazonais. No início do ano, há naturalmente uma predisposição menor ao consumo, causada pela perspectiva de despesas escolares e tributos característicos desse período, além dos gastos já realizados no Natal. A manutenção de um nível elevado de endividamento também contribuiu para a redução da confiança das famílias no período.
Em janeiro ante dezembro todos os componentes do indicador registraram deterioração, tanto os relacionados ao consumo quanto os relativos ao mercado de trabalho. Embora continuem em patamar elevado, houve piora na percepção sobre o emprego atual (-0,3%), perspectiva profissional (-1,0%), renda atual (-0,4%), compra a prazo (-1,6%), nível de consumo atual (-2,3%), perspectiva de consumo (-5,8%) e momento para duráveis (-3,7%).
Na comparação com janeiro de 2012, o único item a registrar melhora foi a renda atual, com avanço de 0,3%. Os demais apresentaram queda: emprego atual (-3,2%), perspectiva profissional (-0,7%), compra a prazo (-2,7%), nível de consumo atual (-1,5%), perspectiva de consumo (-7,8%), e momento para duráveis (-7,1%).
Nesse tipo de comparação houve influência negativa do alto nível de endividamento das famílias e do ritmo lento da atividade econômica, que afetou a confiança das famílias no mercado de trabalho, avalia a CNC.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.