por Ligiane Brondani | Resultado indica baixa de 0,37 ponto percentual em relação a janeiro, quando IPCA ficou em 1,27%.
A inflação oficial do país desacelerou e ficou em 0,9% em fevereiro, uma baixa de 0,37 ponto percentual em relação a janeiro, quando chegou a 1,27%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 2,18% — resultado 0,3 ponto percentual inferior aos 2,48% acumulados em igual período de 2015. Em 12 meses, o avanço é de 10,36%, 0,35 ponto percentual abaixo dos 10,71% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2015, o IPCA foi de 1,22%.
No mês passado, o indicador foi fortemente influenciado pelas despesas nas áreas de educação e alimentação. Segundo o IBGE, os gastos educativos subiram de 0,31% em janeiro para 5,90% em fevereiro, refletindo os reajustes praticados no início do ano letivo, especialmente nos valores das mensalidades dos cursos regulares, que avançaram 7,43%, contribuindo com 0,21 ponto percentual para o IPCA do mês. Já a alta dos preços dos alimentos caiu de 2,28% para 1,06% no último mês.
Em Porto Alegre, a inflação ficou em 0,97% em fevereiro, ante a marca de 1,56% em janeiro. Na capital gaúcha, o índice acumula altas de 11,45% em 12 meses e de 2,55% no ano.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.