Inflação de verão na Grande Porto Alegre aumenta no ritmo do calor

Média de preços de produtos ligados à estação mais quente sobe acima do IPCA no mês passado.

Não é só na pele que o calorão das últimas semanas tem causado incômodo. O aumento da temperatura, com sensação térmica por volta dos 40 graus praticamente todos os dias, também traz desconforto ao bolso.

Água mineral e refrigerantes vendidos em bares e restaurantes na Grande Porto Alegre subiram 6,51% em janeiro. Cerveja e sucos consumidos na rua avançaram acima de 3%.

A pedido de Zero Hora, a Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou levantamento de preços de produtos procurados durante a estação mais quente do ano. A inflação de verão chegou a 0,67% no mês passado, acima dos 0,53% apurados no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a Região Metropolitana, que leva em conta uma variedade maior de produtos. Em 12 meses, a alta dos produtos da estação do calor alcança 7%, acima da inflação na Grande Porto Alegre, que em 2013 ficou em 5,79%.

Para quem gosta de aproveitar os dias mais longos do verão para encontrar amigos no final da tarde, o impacto no orçamento é mais intenso do que a compra de produto semelhante em supermercado. O preço de sanduíches fora de casa, por exemplo, subiu 1,82% em janeiro, e o do suco de fruta aumentou 4,11%. A alta é esperada nesta época do ano, quando a procura por esses produtos costuma ficar maior. Chama atenção, no entanto, a intensidade.

— O custo da alimentação fora de casa avançando em um ritmo diferente do valor dos alimentos comprados no supermercado indica que o aumento não ocorreu nas fábricas, mas no comércio. Diferente de frutas, verduras e outros alimentos de estação, o preço não cai. Deixa de subir, mas não volta ao patamar anterior — explica Marcio Fernando Mendes da Silva, coordenador do escritório da FGV em Porto Alegre, responsável pelo levantamento.

Sem outra opção para se refrescar, o mecânico Lucas Couto, 34 anos, que almoçava com o filho Matheus, 11 anos, em um restaurante do bairro Menino Deus, conta que percebeu a alta: a garrafinha de água mineral que antes custava R$ 2 agora é R$ 2,50.

— O aumento parece pequeno, só R$ 0,50. Mas é 25% a mais do que eu pagava antes — lamenta.

O eletricista Valter Lopes, de 31 anos, que aproveitava o horário de almoço para tomar uma cerveja e se refrescar do calor no bairro Cidade Baixa também reclama do preço que paga. Cerveja e chopp fora de casa ficou 3,13% mais caro no mês passado.

— Com esse calor, não tem outra opção. É preciso se hidratar — brinca.

O comerciante César Tasca, dono de uma casa de lanches no mesmo bairro confirma que a procura tanto por água quanto por cerveja está maior este ano, mas diz que não é apenas o serviço que ficou mais caro. Alguns ingredientes também.

— O preço da carne subiu. O xis fica mais caro também para quem vende — argumenta Tasca.

Helenaldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado (Abrasel-RS), faz coro ao discurso. De acordo com o dirigente, os comerciantes aproveitam o aumento da procura para recuperar as margens de ganho. Mas ressalta que os empresários também tiveram aumento de despesas.

— Com esse calorão a conta de luz também fica mais salgada — lembra.

Fonte e foto: Zero Hora