Industrial gaúcho adota cautela em 2013

No ano passado, 81,3% das empresas do Estado realizaram investimentos, o menor percentual em três anos.

O industrial gaúcho reduziu seus investimentos em 2012 e entende que a atual capacidade instalada em sua empresa é suficiente para atender a demanda prevista para este ano. A avaliação está na pesquisa Investimentos na Indústria do Rio Grande do Sul 2012, divulgada nesta quarta-feira (20), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

No ano passado, 81,3% das empresas do Estado realizaram investimentos, o menor percentual em três anos, sete pontos abaixo de 2011 e 2010. “A incerteza econômica, mais uma vez, foi o maior obstáculo, juntamente com a demanda insuficiente e a capacidade ociosa. Isso determinou uma redução na proporção de empresas que investiram”, analisa o presidente da Fiergs, Heitor José Müller. O custo e a dificuldade na obtenção de créditos e financiamentos também foram citados e pesaram na decisão dos empresários frearem seus investimentos.

Conforme nota, o percentual de empresas que conseguiram em 2012 realizar os projetos como estava planejado foi de 59,1%, superior ao obtido em 2011 (53,9%) e menor do ano de 2010 (63,4%), quando a economia brasileira, recuperando-se da crise de 2008, cresceu 7,5%. Cerca de 65% dos investimentos realizados destinou-se à continuação de projetos anteriores.

Os empresários estarão mais cautelosos em 2013, embora 82,2% dos entrevistados tenham a intenção de investimento – valor superior ao de 2012 e inferior aos verificados nos dois anos anteriores. Para financiar seus projetos, os empresários industriais gaúchos esperam acesso facilitado e uma maior participação das instituições oficiais de fomento na liberação de crédito. O objetivo é diminuir para 44% o uso de recursos próprios, que em 2012 alcançou 60%.

Com um cenário externo desfavorável, forte concorrência com estrangeiros e capacidade instalada suficiente para atender à demanda prevista, os investimentos em 2013 ganharão ênfase na busca por competividade. Para isso, o setor pretende focar, especialmente, na melhoria do processo produtivo e na introdução de novos produtos. Terá como alvo prioritário, novamente, o mercado doméstico.

Fonte: Jornal do Comércio