I CEETD - Questionamentos de PNEs são destaque no painel de perguntas aos palestrantes

O evento conta com grande participação de PNEs e tradução simultânea para surdos-mudos.

A situação dos PNEs e o preconceito nos locais de trabalho foi a primeira questão colocada aos palestrantes por uma pessoa portadora. Segundo Lais Abramo, o texto de subsídio à CEETD apresenta uma parte focada no tema. Lais afirmou que este é um tema central quando se trata de Trabalho Decente no Brasil.

Sobre a Convenção 87, que trata da legalização sindical, Lais assegurou que este direito faz parte do TD, mas se fará parte da CEETD dependerá das demandas dos grupos. "Mas na minha opinião tem a ver com Trabalho Decente sim", defendeu Lais.

Já o trabalho infatil e escravo está na categoria do trabalho a ser abolido, assegurou Lais, ao receber um questionamento. "Em ambos temas, o Brasil tem realizado avanços importantes, sendo reconhecido como referência mundial no combate a estas duas práticas", disse.

O diretor da Força/Sindec/Fetracos Luís Carlos Barbosa questionou critérios da liberdade sindical, já que o direito é assegurado juridicamente, mas os empresáriois "perseguem" muitas vezes os trabalhadores sindicalizados.

Segundo Ganz, a atuação sindical nas empresas enriquece o debate dos trabalhadores. "Esperamos que os empregadores detectem a importância de investir em espaços de diálogo", destacou. Por isso, ter organizações representativas é muito importante.

Também em resposta a Barbosa, Lais disse que a Conveção 87 se refere ao tema da liberdade sindical, o que não significa que esteja totalmente resumida pela OIT. "É fundamental como a que defende a convenção coletiva, referida como um direito fundamental", disse. "Sei perfeitamente que este é um tema muito polêmico no Brasil", completou, dizendo que o ambiente do Trabalho Decente envolve o diálogo social e a participação ativa dos trabalhadores organizados.

Texto: Josemari QuevedoFotografias: Cíntia Rodrigues