
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A situação dos PNEs e o preconceito nos locais de trabalho foi a primeira questão colocada aos palestrantes por uma pessoa portadora. Segundo Lais Abramo, o texto de subsídio à CEETD apresenta uma parte focada no tema. Lais afirmou que este é um tema central quando se trata de Trabalho Decente no Brasil.
Sobre a Convenção 87, que trata da legalização sindical, Lais assegurou que este direito faz parte do TD, mas se fará parte da CEETD dependerá das demandas dos grupos. "Mas na minha opinião tem a ver com Trabalho Decente sim", defendeu Lais.
Já o trabalho infatil e escravo está na categoria do trabalho a ser abolido, assegurou Lais, ao receber um questionamento. "Em ambos temas, o Brasil tem realizado avanços importantes, sendo reconhecido como referência mundial no combate a estas duas práticas", disse.
O diretor da Força/Sindec/Fetracos Luís Carlos Barbosa questionou critérios da liberdade sindical, já que o direito é assegurado juridicamente, mas os empresáriois "perseguem" muitas vezes os trabalhadores sindicalizados.
Segundo Ganz, a atuação sindical nas empresas enriquece o debate dos trabalhadores. "Esperamos que os empregadores detectem a importância de investir em espaços de diálogo", destacou. Por isso, ter organizações representativas é muito importante.
Também em resposta a Barbosa, Lais disse que a Conveção 87 se refere ao tema da liberdade sindical, o que não significa que esteja totalmente resumida pela OIT. "É fundamental como a que defende a convenção coletiva, referida como um direito fundamental", disse. "Sei perfeitamente que este é um tema muito polêmico no Brasil", completou, dizendo que o ambiente do Trabalho Decente envolve o diálogo social e a participação ativa dos trabalhadores organizados.
Texto: Josemari QuevedoFotografias: Cíntia Rodrigues
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.