Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Hoje é o dia Mundial do Trabalho Decente. Esta luta é de todos
por Jousi Quevedo | Desde o ano de 2007, no dia 7 de outubro trabalhadores de todo o mundo celebram o dia internacional do trabalho decente.
O foco, este ano, das comemorações pelo Dia Mundial do Trabalho Decente, sexta-feira (7), em várias partes do mundo, será o combate ao trabalho precário e ao controle global do setor financeiro. Em 2010, ocorreram 430 ações em 98 países, com a abordagem das mais variadas questões. Este é o quarto ano consecutivo de manifestações envolvendo sindicatos e organizações ligadas aos direitos dos trabalhadores em todo o mundo mobilizadas em favor do trabalho decente.
No Brasil, a luta está intensificada e a mobilização pelo Trabalho Decente fortalecida para combater abusos e garantir condições dignas de trabalho em decorrência dos grandes eventos que nosso país sediará, como a Copa do Mundo (que envolve a atuação de milhares de trabalhadores) e as Olimpíadas.
Educação, transporte e melhores condições de trabalho fazem parte desta luta. A Força Sindical-RS está inserida neste grande debate e vem realizando projetos em defesa do Trabalho Decente, tendo grandes líderes sindicais empenhados nesta batalha, como o presidente Clàudio Janta, o presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, e o secretário de Juventude, Jefferson Tiego.
Desde o ano de 2007, no dia 7 de outubro trabalhadores de todo o mundo celebram o dia internacional do trabalho decente. Esta data foi instituída no Fórum Social de Naerobi daquele ano e estabelece um importante marco voltado aos direitos dos trabalhadores. O conceito de Trabalho Decente, que dá origem ao dia, foi formalizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999 e sintetiza a idéia de que mulheres e homens têm o direito de realizar um trabalho produtivo, em condições dignas de liberdade e segurança. Para tanto ele está ligado a quatro eixos estratégicos: a promoção dos direitos do trabalho, a geração de mais e melhores empregos, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
No Brasil, lutar por Trabalho Decente ganha um sentido ainda mais especial, dado que o país ainda carece de melhores condições de trabalho nos mais diversos setores da economia. E, em se tratando da criação de empregos no país, vale lembrar que já iniciamos com os preparativos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, cuja estimativa é a da criação de cerca de 700 mil novos postos de trabalho. Para garantir que haja a maximização da geração de empregos e, da mesma forma importante, que tais empregos sejam de qualidade, é necessária a mobilização permanente dos trabalhadores em torno dos princípios do Trabalho Decente.
Hoje, dia 7 de outubro de 2011, sexta-feira, muitos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais realizarão diversas atividades que informam os trabalhadores sobre o direito ao trabalho digno. Neste dia não podemos nos esquecer que os mega eventos esportivos que serão motivo de orgulho para o nosso país não podem servir como desculpa para o desrespeito de leis trabalhistas.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.