
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerra nesta sexta–feira o trabalho no Estado. Desde a segunda-feira passada, 10 técnicos da instituição trabalham junto com representantes das secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos, da Segurança Pública e do Planejamento em projetos para investimentos na área social que somam US$ 56 milhões.
As ações foram detalhadas nesta quinta-feira pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o representante do BID no Brasil, Dino Caprirolo, além da diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Tâmara Biolo Soares.
O dinheiro do BID será usado para investimentos na prevenção à violência com a instalação dos Centros POD Juventude, na construção de unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e no aprimoramento do policiamento comunitário. "Esse recurso tem endereço: será aplicado na área social", afirmou Fabiano. O secretário destacou ainda que boa parte dos projetos é voltada à geração de oportunidades. "Nós precisamos dar oportunidade, especialmente, aos jovens que sofrem com a violência", disse, acrescentando que a iniciativa faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da SJDH.
Ao falar sobre a importância de se implantar ações para prevenir a violência entre jovens, o representante do BID no Brasil destacou que o projeto com foco na área social é inédito. "É uma iniciativa única, original, o Rio grande do Sul é pioneiro", revelou Dino Caprirolo. Além de Porto Alegre, Viamão e Alvorada serão os municípios beneficiados com ações para reduzir a criminalidade entre jovens até 24 anos. As três cidades da Região Metropolitana concentram o maior número de homicídios do RS, cerca de 31%.
A previsão é de que o financiamento do BID comece a entrar nos cofres do Estado a partir de março de 2013, conforme a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Tâmara Biolo Soares, que coordena o projeto. O governo do Estado terá até cinco anos para aplicar os recursos. Segundo ela, ainda não estão definidos o número de parcelas e prazo de pagamento do empréstimo.
Fonte: Jornal do Comércio
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.