FST em Porto Alegre e região Metropolitana ocorre entre os dias 24 e 28/01 com atividades culturais e do Mundo do Trabalho
por Jousi Quevedo | Já há mais de 400 atividades autogestionárias inscritas e estão confirmadas a presença de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, líderes de movimentos sociais, ativistas das causas ambientais, trabalhistas, indígenas e de direitos humanos.
A Força Sindical-RS tem orgulho de participar da organização da edição descentralizada do Fórum Social Mundial, que ocorre em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Segundo o secretário de Relações Internacionais da Força e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, o evento convida a repensar e reestruturar o pensar a partir da análise de um cenário no qual há um momento de crise que desmascara as fraquezas do modelo neo-liberal. Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, o evento espera reunir mais de 70 mil ativistas, porém este número, pela tradição do Fórum, é muito difícil de prever já que nas edições anteriores as expectativas foram ultrapassadas.
O movimento sindical estará contemplado com programações específicos nas tendas dedicadas ao Mundo do Trabalho, onde lideranças políticas e sociais de vários países discutirão alternativas para o presente e o futuro. "É o momento dos trabalhadores afirmarem seu posicionamento e a relação do movimento sindical com o Mundo do Trabalho. Propor e defender políticas sólidas com base no Trabalho Decente para a efetiva construção da Justiça Social e Ambiental, tanto nas Américas, quanto na Europa e na África", afirma Neco.
O Comitê Porto Alegre Pró-FSM, no qual tem a representação da central feita pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, lutará mais uma vez para que o evento em sua edição principal volte a ser realizado na capital dos gaúchos. As presenças das presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner devem contribuir para o intento.
O Fórum pretende ainda ser um espaço para a formulação de propostas para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião de cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no http://www.fstematico2012.org.br/. O site traz ainda a programação completa que terá entre as atrações a Marcha de Abertura e shows de Gilberto Gil, Mano Chau, Fito Páez, entre outros.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.