FST em Porto Alegre e região Metropolitana ocorre entre os dias 24 e 28/01 com atividades culturais e do Mundo do Trabalho

Já há mais de 400 atividades autogestionárias inscritas e estão confirmadas a presença de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, líderes de movimentos sociais, ativistas das causas ambientais, trabalhistas, indígenas e de direitos humanos.

A Força Sindical-RS tem orgulho de participar da organização da edição descentralizada do Fórum Social Mundial, que ocorre em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Segundo o secretário de Relações Internacionais da Força e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, o evento convida a repensar e reestruturar o pensar a partir da análise de um cenário no qual há um momento de crise que desmascara as fraquezas do modelo neo-liberal. Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, o evento espera reunir mais de 70 mil ativistas, porém este número, pela tradição do Fórum, é muito difícil de prever já que nas edições anteriores as expectativas foram ultrapassadas.

O movimento sindical estará contemplado com programações específicos nas tendas dedicadas ao Mundo do Trabalho, onde lideranças políticas e sociais de vários países discutirão alternativas para o presente e o futuro. "É o momento dos trabalhadores afirmarem seu posicionamento e a relação do movimento sindical com o Mundo do Trabalho. Propor e defender políticas sólidas com base no Trabalho Decente para a efetiva construção da Justiça Social e Ambiental, tanto nas Américas, quanto na Europa e na África", afirma Neco.

O Comitê Porto Alegre Pró-FSM, no qual tem a representação da central feita pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical e presidente da Força Verde, Lélio Falcão, lutará mais uma vez para que o evento em sua edição principal volte a ser realizado na capital dos gaúchos. As presenças das presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner devem contribuir para o intento.

O Fórum pretende ainda ser um espaço para a formulação de propostas para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião de cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no http://www.fstematico2012.org.br/. O site traz ainda a programação completa que terá entre as atrações a Marcha de Abertura e shows de Gilberto Gil, Mano Chau, Fito Páez, entre outros.