FST - Debates mudam perfil do Acampamento da Juventude no Fórum Temático 2012
por Jousi Quevedo | Organizações, coletivos, partidos políticos desfraldaram faixas e bandeiras, demarcando território.
Falando em balanço positivo, Jefferson Tiego, secretário nacional da Juventude da Força Sindical e coordenador do Acampamento da Juventude do Fórum Social Temático (FST2012), citou a instalação de nove tendas e a realização de inúmeros debates como diferenciais esse ano, o que fez daquele espaço, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, um camping de proporções internacionais.
O Acampamento Intercontinental da Juventude, recebeu cerca de três mil pessoas, a maioria estudantes universitários, de 19 a 25 anos, provenientes de estados brasileiros e da América Latina – argentinos, chilenos, costa-riquenhos, paraguaios, venezuelanos, uruguaios –, mais europeus e visitantes de outros continentes, como o africano, que durante cinco dias debateram temas pertinentes ao Fórum, trocando experiências em diversas áreas de atuação e assistindo a muitos shows, "num mix de Woodstock com feira hippie". Organizações, coletivos, partidos políticos desfraldaram faixas e bandeiras, demarcando território.
Além de rock, ouvia-se hip hop, reggae, MPB, música latina e clássica, refletindo a multiplicidade de pessoas, sonhos e visões de mundo que pautou o Fórum Social Temático 2012 e encontrou representação visual no Acampamento da Juventude. Ali, durante seis dias, reuniram-se pessoas de todos os lugares, movidas pela diversidade de ideias, mas convergindo na crença de um novo mundo possível e absolutamente necessário. Juntos, esquerdistas e o colorido grupo underground evangélico do Ministério João 3: 16, uma espécie de grupo cristão-hippie.
PREFEITO VISITA ACAMPAMENTO - Em companhia do coordenador Jefferson Tiego, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, visitou o Acampamento da Juventude do FST2012, na manhã de 28/01. Percorrendo vias e cumprimentando pessoas durante o percurso, Fortunati conversou em espanhol com uma estudante romena e "vivenciou um modo mais livre de encarar a vida, como é próprio da juventude", comentou Tiego.
"PORTO ALEGRE SEMPRE" - Jefferson Tiego também aderiu à campanha pelo retorno definitivo do Fórum Social Mundial (FSM) para Porto Alegre, onde nasceu, em 2001, e se tornou contraponto do Fórum Econômico Mundial (WEF), quando as idéias da doutrina neoliberal ainda dominavam o pensamento econômico e a visão de muitos governantes. Na visão do líder juvenil, a cidade abraça o Fórum e o Acampamento, um dos espaços mais típicos do acontecimento.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.