FST 2012 - Fórum Temático terá divulgação inédita

A reunião coordenada por Lélio Falcão, da Força Sindical, foi integrada por Cícero Pereira da Silva, da UGT, Cesar Pacheco Chagas, da CGTB, e Dauto José Pacheco, da NCST, além de representantes de empresas vinculadas ao setor.

Questões ligadas à mídia alternativa, marketing e divulgação do Fórum Social Temático 2012 - “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental” - foram definidas em reunião do Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial Temático - do Mundo do Trabalho - realizada no espaço do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado, dia 29/09.

Na pauta, a  constituição do site oficial, cuja alimentação ficará a cargo das entidades componentes do Comitê. A idéia é dispor de formas modernas de comunicação simultânea, com milhares de participantes do Fórum noticiando os fatos em tempo presente, de forma inédita em relação às edições anteriores do evento.

Renato Ilha, editor da Ilha da Notícia, acredita que atuação das mídias sociais e alternativas darão ao FSM/2012 uma cobertura inédita e proporcional à amplitude do evento, “muito além da que será feita pela mídia institucional”, afirma o jornalista, que atuará como correspondente de sites no Brasil e no exterior.

A oficina Mundo do Trabalho reúne representantes do sindicalismo brasileiro e internacional, que aprofundam o debate em torno de questões centrais apontadas por organismos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Central Sindical das Américas (CSA), em contraposição ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - A OIT é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho, com sede em Genebra, Suíça desde a data da fundação, a OIT tem uma rede de escritórios em todos os continentes. Tem representação paritária de governos dos 182 Estados-Membros e de organizações de empregadores e de trabalhadores.

O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que  homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo  considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: ILHA DA NOTÍCIA