por Jousi Quevedo | A reunião coordenada por Lélio Falcão, da Força Sindical, foi integrada por Cícero Pereira da Silva, da UGT, Cesar Pacheco Chagas, da CGTB, e Dauto José Pacheco, da NCST, além de representantes de empresas vinculadas ao setor.
Questões ligadas à mídia alternativa, marketing e divulgação do Fórum Social Temático 2012 - "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental" - foram definidas em reunião do Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial Temático - do Mundo do Trabalho - realizada no espaço do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa do Estado, dia 29/09.
Na pauta, a constituição do site oficial, cuja alimentação ficará a cargo das entidades componentes do Comitê. A idéia é dispor de formas modernas de comunicação simultânea, com milhares de participantes do Fórum noticiando os fatos em tempo presente, de forma inédita em relação às edições anteriores do evento.
A reunião coordenada por Lélio Falcão, da Força Sindical, foi integrada por Cícero Pereira da Silva, da UGT, Cesar Pacheco Chagas, da CGTB, e Dauto José Pacheco, da NCST, além de representantes de empresas vinculadas ao setor.
Renato Ilha, editor da Ilha da Notícia, acredita que atuação das mídias sociais e alternativas darão ao FSM/2012 uma cobertura inédita e proporcional à amplitude do evento, "muito além da que será feita pela mídia institucional", afirma o jornalista, que atuará como correspondente de sites no Brasil e no exterior.
A oficina Mundo do Trabalho reúne representantes do sindicalismo brasileiro e internacional, que aprofundam o debate em torno de questões centrais apontadas por organismos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Central Sindical das Américas (CSA), em contraposição ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - A OIT é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho, com sede em Genebra, Suíça desde a data da fundação, a OIT tem uma rede de escritórios em todos os continentes. Tem representação paritária de governos dos 182 Estados-Membros e de organizações de empregadores e de trabalhadores.
O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.