Fórum Social vem aí e estima reunir mais de 100 mil participantes em Porto Alegre e Região Metropolitana
Jousi Quevedo

Dentre os eventos do FST, destacam-se: a Marcha de Abertura, dia 24 de janeiro à tarde; Show de abertura, no Anfiteatro Por do S.

O Fórum Social Temático 2012 “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, que ocorre em Porto Alegre entre 24 e 29 de janeiro, realizará dentro de seu escopo quinze eventos que concentram grandes atenções e participação de ativistas mundiais. Dentre os eventos, destacam-se: a Marcha de Abertura, dia 24 de janeiro à tarde; Show de abertura, no Anfiteatro Por do Sol, dia 24 à noite; Forum Mundial da Educação; reunião preparatória da Cúpula dos Povos para a RIO + 20; Mundo do Trabalho, com participação de sindicalistas de vários países discutindo questões globais; Forinho, para crianças de 06 a 16 anos; Acampamento Internacional da Juventude; Mundo dos Esportes; Mundo Ambiental; Mundo Mineral; Mundo da Saúde; Mundo Negro ou Espaço Quilombo Oliveira Silveira, no Largo Zumbi dos Palmares (EPATUR); Mundo Cultural e Mundo das Comunicações.

Em reunião hoje das centrais sindicais com o prefeito José Fortunati ficou definida que a licitação da infra estrutura tem prazo até hoje às 18h para encaminhamento da documentação. O cantor Manu Chao deve participar da programação cultural de Porto Alegre também. Representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, na reunião o presidente da Força Verde, Lélio Falcão.

A expectativa é de que Porto Alegre se torne novamente um local de grandes debates, com conferencistas e painelistas qualificados, além de bom público presente, que pode ultrapassar as 100 mil pessoas. Tudo isso se somará aos 250 espaços da Economia Solidária; ao Acampamento da Paz; Acampamento dos Povos Originários; ao II Encontro Brasileiro de Secretários Estaduais de Meio Ambiente, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal; e outros eventos que ainda estão sendo inscritos ou articulados.

Eventos na Região Metropolitana de Porto Alegre ocorrerão em outras cidades, em especial Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Face ao reconhecimento mundial das edições anteriores do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, muito além das presenças físicas de participantes, é estimado que meio bilhão de pessoas interajam no Fórum Social, através da redes sociais, videoconferências, rádio e tv web, e mídias tradicionais (rádio, jornais, TVs, revistas).

Voltar pro topo