Fórum Social vem aí e estima reunir mais de 100 mil participantes em Porto Alegre e Região Metropolitana
por Jousi Quevedo | Dentre os eventos do FST, destacam-se: a Marcha de Abertura, dia 24 de janeiro à tarde; Show de abertura, no Anfiteatro Por do S.
O Fórum Social Temático 2012 "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", que ocorre em Porto Alegre entre 24 e 29 de janeiro, realizará dentro de seu escopo quinze eventos que concentram grandes atenções e participação de ativistas mundiais. Dentre os eventos, destacam-se: a Marcha de Abertura, dia 24 de janeiro à tarde; Show de abertura, no Anfiteatro Por do Sol, dia 24 à noite; Forum Mundial da Educação; reunião preparatória da Cúpula dos Povos para a RIO + 20; Mundo do Trabalho, com participação de sindicalistas de vários países discutindo questões globais; Forinho, para crianças de 06 a 16 anos; Acampamento Internacional da Juventude; Mundo dos Esportes; Mundo Ambiental; Mundo Mineral; Mundo da Saúde; Mundo Negro ou Espaço Quilombo Oliveira Silveira, no Largo Zumbi dos Palmares (EPATUR); Mundo Cultural e Mundo das Comunicações.
Em reunião hoje das centrais sindicais com o prefeito José Fortunati ficou definida que a licitação da infra estrutura tem prazo até hoje às 18h para encaminhamento da documentação. O cantor Manu Chao deve participar da programação cultural de Porto Alegre também. Representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, na reunião o presidente da Força Verde, Lélio Falcão.
A expectativa é de que Porto Alegre se torne novamente um local de grandes debates, com conferencistas e painelistas qualificados, além de bom público presente, que pode ultrapassar as 100 mil pessoas. Tudo isso se somará aos 250 espaços da Economia Solidária; ao Acampamento da Paz; Acampamento dos Povos Originários; ao II Encontro Brasileiro de Secretários Estaduais de Meio Ambiente, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal; e outros eventos que ainda estão sendo inscritos ou articulados.
Eventos na Região Metropolitana de Porto Alegre ocorrerão em outras cidades, em especial Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Face ao reconhecimento mundial das edições anteriores do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, muito além das presenças físicas de participantes, é estimado que meio bilhão de pessoas interajam no Fórum Social, através da redes sociais, videoconferências, rádio e tv web, e mídias tradicionais (rádio, jornais, TVs, revistas).
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.