Força Sindical-RS, Sindec e Fetracos estão na luta em Brasília pelo Fim do Fator Previdenciário; Governo prevê acordo para 10/7
por Jousi Quevedo | Estão em Brasília o presidente da central, Walter Fabro; o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; e os diretores Luis Carlos Barbosa, Antônio Federizzi e Ivone Simas.
Lideranças nacionais da Força Sindical estão reunidas em Brasília para agenda de mobilização junto a deputados e senadores pela votação e o Fim do Fator Previdenciário. Nesta terça-feira, sob a liderança do presidente nacional da central, Miguel Torres, e o deputado federal e presidente licenciado da Força, Paulinho Pereira (PDT-SP), os sindicalistas visitaram o presidente da Câmara, Marco Maia, fizeram bandeirantes e panfletaçõ dentro do Congresso e estiveram no Senado.
Estão em Brasília o presidente da central, Walter Fabro; o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; e os diretores Luis Carlos Barbosa, Antônio Federizzi e Ivone Simas.
Um caixão representando a necessidade de extinção do fator foi levado nas manifestações.
Na conversa com Maia, os sindicalistas insitiram na importância da votação para o presente e futuro de milhares de trabalhadores. Os sindicalistas também conversaram detidamente com o senador Paulo Paim (PT-RS).
O governo tem a expectativa de fechar acordo no próximo dia 10 com líderes de partidos da base aliada na Câmara em torno de uma proposta para a mudança no fator previdenciário, segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A intenção, de acordo com Ideli, é votar a mudança ainda em agosto, na Câmara dos Deputados.
Entre hoje e amanhã, devemos fazer reuniões com os assessores das bancadas e a previsão é de termos a reunião no dia 10 para tentar bater o martelo. Acordamos com eles [líderes da base] a tentativa de fechar o acordo e votar em agosto", disse a ministra, hoje (3), em encontro com jornalistas no Palácio do Planalto.
O fator previdenciário é um mecanismo criado em 1999, durante o governo Fernando Henrique, que diminui em até 40% o valor das aposentadorias concedidas pela Previdência Social. O cálculo do valor é feito considerando o tempo de contribuição e a idade do trabalhador, e é baseado na expectativa de vida do segurado, de acordo com tabela do IBGE.
Segundo Ideli, na última reunião para discutir o assunto, com a sua participação e dos ministros Garibaldi Alves, da Previdência Social, e Guido Mantega, da Fazenda, além dos líderes partidários, foi encaminhada uma solução de acordo por meio da construção de uma fórmula móvel, que levaria em conta o aumento da expectativa de vida dos brasileiros.
Para o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, este é o momento de os trabalhadores reforçarem sua pressão sobre o governo, para que as mudanças realmente melhorem a situação de quem se aposenta. "O governo sabe que não aceitaremos nenhum acordo que piore a situação do trabalhador ou troque seis por meia dúzia. Por isso fizemos hoje nossa manifestação em Brasília e juntaremos todas as forças para encontrar uma solução que beneficie o trabalhador", disse.
Fontes: Agência Brasil e assessoria Força Sindical-RS e do deputado Paulinho da Força
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.