Força Sindical-RS define propostas sobre financiamento sindical
por Gabriella Oliveira |
Dando seguimento a duas reuniões anteriores, a Central reuniu as entidades filiadas na manhã desta terça-feira (24,) para debater sobre o financiamento das entidades sindicais e as alternativas de contribuições através da legislação reguladora do tema.
O Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, disse que é do interesse da Central em debater sobre o assunto, pois é fundamental que o Movimento Sindical dê o primeiro passo.
Nós também queremos transparência, não só para mostrar para o Ministério Público do Trabalho, como também para os trabalhadores que representamos. Sindicato que não deve, não teme. O Movimento Sindical quer mostrar para a sociedade que é confiável e legítimo na defesa da classe trabalhadora", disse Furtado.
O Diretor Cláudio Correa reiterou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem avançado nesse debate. "Nossos encontros tem sido um exemplo de debates e exposição de ideias que, mesmo respeitando a realidade de cada entidade, se convergem num propósito maior", explicou.
Durante o encontro os dirigentes entraram em consenso sobre algumas propostas que pretendem acrescentar nos projetos já existentes sobre o tema, que tramitam no Congresso Nacional. Entre elas estão: autonomia sindical; mandato de no máximo cinco anos; publicidade de assembleias e editais; contribuição sindical de até 1% ao mês; diretoria constituída de membros por setores e com estabilidade; eleições com mandato de uma reeleição para presidente e punição para dirigente sindical que cometer crime.
As propostas ainda serão aprovadas formalmente pelos dirigentes e levadas para discussão no Encontro Nacional da Força Sindical, que acontece em Brasília nos dias 1º e 02 de dezembro.
Projeto
Diversos projetos a respeito desta matéria estão tramitando tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Um deles é do Senador Paulo Paim (Contribuição Assistencial) e outro do Dep. Tarcisio Zimmermann (Organização Sindical e custeio das entidades sindicais).
Estes projetos estão sendo examinados pela Comissão Especial que trata o financiamento sindical, recentemente criada na Câmara Federal, que é presidida pelo companheiro Paulinho da Força.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.