Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Dando seguimento a duas reuniões anteriores, a Central reuniu as entidades filiadas na manhã desta terça-feira (24,) para debater sobre o financiamento das entidades sindicais e as alternativas de contribuições através da legislação reguladora do tema.
O Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, disse que é do interesse da Central em debater sobre o assunto, pois é fundamental que o Movimento Sindical dê o primeiro passo.
Nós também queremos transparência, não só para mostrar para o Ministério Público do Trabalho, como também para os trabalhadores que representamos. Sindicato que não deve, não teme. O Movimento Sindical quer mostrar para a sociedade que é confiável e legítimo na defesa da classe trabalhadora", disse Furtado.
O Diretor Cláudio Correa reiterou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem avançado nesse debate. "Nossos encontros tem sido um exemplo de debates e exposição de ideias que, mesmo respeitando a realidade de cada entidade, se convergem num propósito maior", explicou.
Durante o encontro os dirigentes entraram em consenso sobre algumas propostas que pretendem acrescentar nos projetos já existentes sobre o tema, que tramitam no Congresso Nacional. Entre elas estão: autonomia sindical; mandato de no máximo cinco anos; publicidade de assembleias e editais; contribuição sindical de até 1% ao mês; diretoria constituída de membros por setores e com estabilidade; eleições com mandato de uma reeleição para presidente e punição para dirigente sindical que cometer crime.
As propostas ainda serão aprovadas formalmente pelos dirigentes e levadas para discussão no Encontro Nacional da Força Sindical, que acontece em Brasília nos dias 1º e 02 de dezembro.
Projeto
Diversos projetos a respeito desta matéria estão tramitando tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Um deles é do Senador Paulo Paim (Contribuição Assistencial) e outro do Dep. Tarcisio Zimmermann (Organização Sindical e custeio das entidades sindicais).
Estes projetos estão sendo examinados pela Comissão Especial que trata o financiamento sindical, recentemente criada na Câmara Federal, que é presidida pelo companheiro Paulinho da Força.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.