
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Dando seguimento a duas reuniões anteriores, a Central reuniu as entidades filiadas na manhã desta terça-feira (24,) para debater sobre o financiamento das entidades sindicais e as alternativas de contribuições através da legislação reguladora do tema.
O Presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, disse que é do interesse da Central em debater sobre o assunto, pois é fundamental que o Movimento Sindical dê o primeiro passo.
Nós também queremos transparência, não só para mostrar para o Ministério Público do Trabalho, como também para os trabalhadores que representamos. Sindicato que não deve, não teme. O Movimento Sindical quer mostrar para a sociedade que é confiável e legítimo na defesa da classe trabalhadora", disse Furtado.
O Diretor Cláudio Correa reiterou que o Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem avançado nesse debate. "Nossos encontros tem sido um exemplo de debates e exposição de ideias que, mesmo respeitando a realidade de cada entidade, se convergem num propósito maior", explicou.
Durante o encontro os dirigentes entraram em consenso sobre algumas propostas que pretendem acrescentar nos projetos já existentes sobre o tema, que tramitam no Congresso Nacional. Entre elas estão: autonomia sindical; mandato de no máximo cinco anos; publicidade de assembleias e editais; contribuição sindical de até 1% ao mês; diretoria constituída de membros por setores e com estabilidade; eleições com mandato de uma reeleição para presidente e punição para dirigente sindical que cometer crime.
As propostas ainda serão aprovadas formalmente pelos dirigentes e levadas para discussão no Encontro Nacional da Força Sindical, que acontece em Brasília nos dias 1º e 02 de dezembro.
Projeto
Diversos projetos a respeito desta matéria estão tramitando tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Um deles é do Senador Paulo Paim (Contribuição Assistencial) e outro do Dep. Tarcisio Zimmermann (Organização Sindical e custeio das entidades sindicais).
Estes projetos estão sendo examinados pela Comissão Especial que trata o financiamento sindical, recentemente criada na Câmara Federal, que é presidida pelo companheiro Paulinho da Força.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).