Força Sindical discute preservação de empregos com governo do estado

Secretário geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, participou da reunião representando a Central.

Na manhã desta quinta-feira (19/2), os presidentes estadual e nacional da Força Sindical, Clàudio Janta e Miguel Torres, respectivamente, foram recebidos no Palácio Piratini para a primeira reunião da Força Sindical com o novo governo. No encontro com o governador José Ivo Sartori, os sindicalistas manifestaram preocupação com os efeitos sentidos pela classe trabalhadora nacionalmente, que têm resultado em cortes de postos de trabalho e sintomas crescentes de desindustrialização.

Os dirigentes sindicais manifestaram apoio às diretrizes de contenção de gastos, afinada com a defesa feita nacionalmente pela central a favor da redução de Ministérios e enxugamento da máquina pública. A preocupação maior é com a manutenção dos empregos, que tem mobilizado as organizações sindicais em todo o país.

O presidente da central, Miguel Torres, comentou situação difícil vivenciada pelos metalúrgicos do ABC paulista, que lutam contra demissões desde o início de janeiro e reiterou preocupação da Força Sindical com os empregos no Rio Grande do Sul, que sofrem baixas principalmente no setor petrolífero. "Nos preocupa a manutenção dos postos de trabalho em muitas terceirizadas da Petrobras que atuam no estado", destacou.

Para o presidente estadual da Força Sindical, Clàudio Janta, efeito das demissões nos pólos petroquímico e metalúrgico podem ainda maiores, uma vez que mão de obra especializada não é exclusivamente oriunda de outras regiões. "Além do desemprego nas fábricas e do efeito na economia, vamos enfrentar o impacto sobre famílias inteiras", frisou Janta.

O governador observou que já é estimado que os efeitos da economia serão sentidos neste ano de forma mais severa, em que "todos os estados e municípios acabarão sendo afetados". Falou ainda sobre as medidas de austeridade adotadas pelo governo, que classificou como "difíceis, mas um dever de casa que precisa ser desempenhado com seriedade". Sartori demonstrou sensibilidade em relação aos empregos e manifestou a intenção de dar continuidade ao diálogo, mantendo em alerta situação dos postos de trabalho no estado.

Andréia Poerschke Sarmanho

Jornalista MTE 15.592