Fetracos realiza reunião entre os sindicatos filiados
por Jousi Quevedo | Importantes tópicos da pauta foram discutidos entre os presidentes e representantes dos sindicatos filiados.
Com a leitura da ata da última reunião, ocorrida no dia 05 de janeiro, o vice-presidente da Fetracos Dionísio Mazui, realizou a abertura da reunião na manhã desta quarta-feira, dia 15, em Arroio dos Ratos.
Importantes tópicos da pauta foram discutidos entre os presidentes e representantes dos sindicatos filiados.
As discussões foram em torno das campanhas salariais para data base, o uso indevido dos nomes dos sindicatos filiados à Fetracos, piso regional e as ações do secretariado nacional.
Durante os assuntos gerais, Claudio Correa, do Sindec-POA, explicou sobre a influência de alguns membros da federação na Comissão Provisória do Movimento Sindical Nacional do PDT. Clàudio Janta, Edson Feijó, Luis Carlos Silva Barbosa, Claudio Correa e Walter Fabro integram a Comissão que permanecerá durante um ano coordenando o movimento.
Na reunião, estiveram presente: José Luiz Ferreira (Pelotas), Marcelo Furtado (Porto Alegre), Élvio Zantti (Pelotas), Ivone Simas (Guaíba), Silvia Dutra (São Jerônimo), Oscar Maciel (Guaíba), Denilson Evair (Quaraí), Lucas Pinto (Quaraí), Vanderson Dias (Encantado), Jorge da Silva (Sintracom), Dionísio Mazui (Porto Alegre) e Patrícia Lucia (Guaíba).
Após a reunião, o prefeito de Arroio dos Ratos, José Helio, fez uma visita aos representantes dos sindicatos filiados a Fetracos, apresentando as propostas do executivo de apoio e incentivo aos comerciários e empresários locais. Segundo Hélio, há proposta de instalação na cidade, de uma universidade destinada para a área do comércio, e que já estão realizando um estudo para definir a viabilidade da concretização deste projeto.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.