Fetracos participa de reunião que define campanha de valorização do Piso Regional 2013
por Jousi Quevedo | A proposta das centrais sindicais é que o Estado siga o exemplo do Brasil e estabeleça critérios para uma política de reajuste do Piso Regional.
Na manhã desta quinta-feira, 18/10, ocorreu a reunião das centrais sindicais que deu continuidade à discussão sobre o Piso Regional 2013 e também definiu enfoque e desdobramento da campanha salarial.
A proposta das centrais sindicais é que o Estado siga o exemplo do Brasil e estabeleça critérios para uma política de reajuste do Piso Regional.
Para a Força Sindical-RS, essa mobilização é considerada urgente e necessária como forma de luta em defesa de uma política permanente de valorização do salário mínimo regional.
O vice-presidente da Fetracos - Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no RS - Dionísio Mazui, representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta. Segundo Mazui, os salários produtivos ajudam a construir uma economia forte, enquanto os impostos penalizam trabalhadores e o próprio setor produtivo. Ele ainda ressalta a importância da campanha estar inserida na sociedade e ao mesmo tempo contar com a adesão de toda a população a nível estadual.
É importante na medida em que a sociedade pode auxiliar o movimento sindical na questão da formação da opinião da necessidade de valorização do Piso Regional, até mesmo para desmistificar eventuais estratégias que os empresários possam utilizar - esclarece.
Ele enfatiza ainda a existência de dados levantamentos pelo DIESSE, os quais demonstram que a valorização do Piso Regional aumentou a geração de emprego e socializou a distribuição de renda "o que é importante para os trabalhadores e para o conjunto da sociedade gaúcha".
Elvio Zanetti também esteve no encontro representando a Fetracos e Adilson Bogorni participou como representante dos demais sindicatos filiados.
Piso Salarial Regional: serve de indutor do desenvolvimento social e econômico, porque aumenta a capacidade de consumo dos trabalhadores e, consequentemente, no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS), principal tributo do Estado.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.