Fetracos discute acordos e prepara próximas atividades da categoria

Sindec participou do encontro, que debateu resultados e encaminhamentos para campanhas salariais e definiu novas propostas para o III Congresso Estadual.

Os comerciários da Fetracos, federação a qual o Sindec-POA é filiado, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (19), para encaminhar as próximas reivindicações da categoria. O encontro foi realizado no município em decorrência do 4º Seminário de Faixa de Fronteira, promovido pela Força Sindical, concomitantemente, na cidade.

Um dos temas abordados na reunião foi a realização do III Congresso Estadual da Fetracos, que deve ser realizado entre os dias 17 e 19 de abril, em Bento Gonçalves. O ex-governador Germano Rigotto já está confirmado como um dos painelistas. Devem estar presentes também o secretário do Trabalho, Luís Augusto Lara, deputados estaduais, federais e do Senado.

O aprofundamento da discussão em torno da regulamentação deve ser um dos pontos de destaque do Congresso. A presidente do Sindicato dos Comerciários de Guaíba, Ivone Simas, criticou projeto de regulamentação que traz alterações significativas nas contribuições a serem prestadas pela categoria.

Apoiado pelo presidente da Fetracos, o Secretário Geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, o debate da questão deve ser aprofundado. "Todos os levantes neste país começaram no Rio Grande do Sul. Não podemos nos omitir, este projeto está errado", conclamou Janta. O presidente ainda sugeriu a proposição de um Plano Setorial de Qualificação Profissional (PlanSeQ) específico para os comerciários, que tem sido uma categoria pouco vislumbrada inclusive nos projetos de qualificação para a Copa do Mundo de 2014.

José Machado observou entraves na lei que regulamenta a profissão, o que ameaça a organização sindical da categoria. Machado criticou ainda a abordagem da bandeira do Trabalho Decente pelos órgãos de representação social, que abordam a questão de forma superficial. "Trabalho Decente envolve muito mais que isso, é ter transporte para chegar no emprego", exemplificou Janta, continuando o debate.

Dentre as proposições, João Vilmar Pereira, do Sindec-POA, defedeu a preocupação da entidade com o oferecimento de cursos para facilitar o acesso dos trabalhadores às vagas já existentes. Dentre os planos já existentes para isto, a entidade discutiu o papel dos trabalhadores nas negociações de caráter tripartite, entre governo, empresariado e trabalhadores. Dionísio Mazui, dos comerciários de Quaraí e vice-presidente da Fetracos, criticou o caráter de legitimação dos trabalhadores em algumas dessas iniciativas e defendeu o aprofundamento da discussão do Sistema S.

Na continuidade da pauta, foram discutidas as campanhas salariais empreendidas pelas entidades e suas datas base. Os dirigentes dos sindicatos anunciaram alguns acordos em curso, que devem garantir melhorias para os trabalhadores. Ivone Simas anunciou uma proposta de acordo coletivo para trabalhadores em Eldorado do Sul, a ser negociada ainda na próxima semana.

A desindustrialização também foi uma preocupação debatida pelos comerciários. No dia 26 de março acontece uma grande marcha em Porto Alegre, onde são esperados 10 mil trabalhadores, na qual a Fetracos e o Sindec-POA devem estar presentes. Ao fim da marcha os trabalhadores serão recebidos pelo governador Tarso Genro e pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Alexandre Postal, para efetuar a entrega de um documento solicitando medidas para reverter o quadro, que preocupa a classe trabalhadora em todo o país.

Participaram da reunião representantes do Sindec-POA, SEC/Guaíba, SEC/Pelotas, Sindec/Alvorada, Sindec/Quaraí, SEC/São Gabriel e SEC/São Jerônimo.

Texto: Andréia Sarmanho