Fecomércio-RS projeta 2012 com expansão de 5% para o comércio gaúcho

O desempenho do setor de Comércio e Serviços possui alguns fatores determinantes que explicam grande parte de seu comportamento ao longo de um ano. A partir da análise da evolução dessas variáveis ao longo dos últimos anos e das expectativas para o ano que vem, a Assessoria Econômica e a Consultoria Econômica do Sistema Fecomércio-RS elaboraram projeções para o comportamento desses pontos, que justificam a dinâmica esperada para o setor terciário em 2012.

Levando em conta as expectativas para o desempenho dos fatores determinantes para a economia, tais como inflação, crescimento do PIB, taxa de juros, mercado de trabalho e renda, a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) estima para 2012 um ano de crescimento para o setor. No que diz respeito ao volume real de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul, medido pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, a Federação projeta uma expansão de 5,0% para o próximo ano, com um primeiro semestre registrando um desempenho mais fraco do que o segundo.

“O comportamento das vendas do comércio, apesar de não igualar o resultado excelente de 2010, que ultrapassou 10%, pode ser considerado bom, tendo em vista a base de comparação mais elevada”, destaca a avaliação feita pela entidade. Por fim, para a composição dessa projeção, considerou-se como cenário básico a não ruptura na economia europeia, ou seja, a manutenção do Euro como moeda única na região.

Agência Fecomércio