Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Fecomércio-RS projeta 2012 com expansão de 5% para o comércio gaúcho
por Jousi Quevedo | Federação projeta uma expansão de 5,0% para o próximo ano, com um primeiro semestre registrando um desempenho mais fraco do que o segundo.
O desempenho do setor de Comércio e Serviços possui alguns fatores determinantes que explicam grande parte de seu comportamento ao longo de um ano. A partir da análise da evolução dessas variáveis ao longo dos últimos anos e das expectativas para o ano que vem, a Assessoria Econômica e a Consultoria Econômica do Sistema Fecomércio-RS elaboraram projeções para o comportamento desses pontos, que justificam a dinâmica esperada para o setor terciário em 2012.
Levando em conta as expectativas para o desempenho dos fatores determinantes para a economia, tais como inflação, crescimento do PIB, taxa de juros, mercado de trabalho e renda, a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) estima para 2012 um ano de crescimento para o setor. No que diz respeito ao volume real de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul, medido pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, a Federação projeta uma expansão de 5,0% para o próximo ano, com um primeiro semestre registrando um desempenho mais fraco do que o segundo.
O comportamento das vendas do comércio, apesar de não igualar o resultado excelente de 2010, que ultrapassou 10%, pode ser considerado bom, tendo em vista a base de comparação mais elevada", destaca a avaliação feita pela entidade. Por fim, para a composição dessa projeção, considerou-se como cenário básico a não ruptura na economia europeia, ou seja, a manutenção do Euro como moeda única na região.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.