
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na noite da última quarta-feira (14) aconteceu o ato de apuração das eleições do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre que confirmou, com 96% de aprovação, a vitória da chapa única "Conquista Mais", reelegendo o dirigente Nilton Neco como presidente da entidade.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14, de forma ininterrupta. Para casos excepcionais, ficou à disposição da categoria um terminal de votação presencial na sede do sindicato.
O ato de apuração foi presidido pelo dirigente Miguel Torres, Presidente da Força Sindical Brasil, que declarou por eleita a chapa 1. Ainda contou com os integrantes da chapa, comissão eleitoral e de julgamento e membros da categoria comerciária, metalúrgicos, eletricistas, sapateiros e químicos.
É uma alegria declarar como eleita uma chapa que já fez e com certeza vai continuar fazendo muito pela categoria em Porto Alegre. O Neco e toda a sua diretoria são dirigentes comprometidos, com uma história sindical de força, união e transparência em todas as suas ações. Parabéns", declarou Torres.
O dirigente Claudio Janta, também manifestou o orgulho em fazer parte da diretoria e poder fazer a diferença na vida dos comerciários.
Nosso sindicato tem uma atuação muito forte. Nos últimos meses vimos toda a mobilização feita em prol dos atingidos pela enchente atestando que também somos ativos em exercer nosso papel social", destacou.
Finalizando o ato, o Presidente reeleito expressou seu agradecimento à toda categoria pela confiança no trabalho e reiterou o compromisso pelos próximos quatro anos.
É uma honra ter a confiança da categoria para liderar uma entidade tão significativa, não só para o mundo do trabalho, mas para a nossa comunidade em geral. A nossa reeleição é a certeza de que estamos fazendo um trabalho comprometido e somando conquistas ao longo dos anos. Muito obrigado e vamos à luta", declarou Neco.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).