Está chegando o mais longo horário brasileiro de verão; Na meia noite de domingo, adiante seu relógio em uma hora
Jousi Quevedo

Excepcionalmente em 2012 o adiantamento de uma hora vigorará até a zero hora o dia 26 de fevereiro - será o mais longo horário de verão em parte do Brasil, em todos os tempos.

O horário brasileiro de verão 2011/2012 começará no próximo domingo (16) e vai até a zero hora de 26 de fevereiro de 2012. Serão 133 dias de duração.

Um decreto (nº 6.558), de 8 de setembro de 2008, assinado pelo então presidente Lula, já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional, não mais havendo necessidade de novas normas anuais.

Pelo art. 1º do decreto mencionado "fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional, adiantada em60 minutos em relação à hora legal".

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. É justamente o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18 (sábado), 19 (domingo), 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira).

Com isso, excepcionalmente em 2012 o adiantamento de uma hora vigorará até a zero hora o dia 26 de fevereiro - será o mais longo horário de verão em parte do Brasil, em todos os tempos.

A hora de verão vigorará nos Estados do Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Governo Federal acolheu o pedido do Estado da Bahia, reincluindo este entre os que adiantarão o relógio em uma hora. A Bahia estava há oito anos sem aderir à mudança no horário.

Fonte: Espaço Vital

Voltar pro topo