Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Emprego formal cresce na maioria das regiões do país. No Sul, comércio é o principal responsável pelo crescimento.

por |
No Sul, o Comércio foi o principal responsável pelo desempenho positivo da região, gerando 12.255 empregos formais.

No mês de outubro, o emprego formal teve crescimento em quatro das cinco regiões brasileiras. O Sul foi a área que registrou maior geração de postos de trabalho, com mais de 26 mil (0,38%) novas vagas, seguida pelo Sudeste, com 25.301 (0,12%), Nordeste com 13.747 (0,22%) e Norte 1.590 (0,09%). A exceção ficou com a região Centro-Oeste, onde ocorreu diminuição de 469 postos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta sexta-feira (23), em Brasília.

No Sul, o Comércio foi o principal responsável pelo desempenho positivo da região, gerando 12.255 empregos formais. Destes, 4.319 foram no Rio Grande do Sul, 4.078, em Santa Catarina, e 3.858 no Paraná. O setor de Serviços também apresentou crescimento de 8.570 novos postos em toda a região.

O Comércio também teve destaque na região Sudeste, gerando em outubro 24.428 vagas, com ênfase para São Paulo (13.199) e Rio de Janeiro (4.626). A região Nordeste, terceira na geração de empregos no país, teve a Indústria de Transformação como setor que mais criou vagas com 9.281 postos. No Norte e Centro Oeste, o Comércio foi o responsável pela geração de empregos, com 1.980 e 2.111 novas vagas, respectivamente.

Quase 70% das unidades da federação obtiveram expansão do emprego. Dentre as 27, 18 apresentaram crescimento, sendo que dois estrados registraram saldos recordes e um mostrou o segundo melhor desempenho. São Paulo, com a criação de 21.067 postos; e Rio Grande do Sul, com 11.194, estão entre os que mais contribuíram para este cenário. Santa Catarina ficou em terceiro lugar, com 8.969; seguido do Rio de Janeiro, com 6.864; e Paraná, 6.656. Recorde do mês para Mato Grosso, que apresentou crescimento de 1.048 postos; e Roraíma, com 404 vagas.

Fonte: MTE

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias