Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Empacotamento na mira da fiscalização
por Jousi Quevedo | Redes de supermercados são autuadas por não oferecerem o serviço.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Rio Grande do Sul tem ampliado a fiscalização em relação aos supermercados e às lojas de grande porte que não contam com serviço de empacotamento. Depois de diversas ações na Capital, o monitoramento também será reforçado no Interior. De acordo com o chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho na SRTE, Marco Antonio Ballejo Canto, nos últimos dias foram autuadas duas grandes empresas de supermercados por ausência do serviço.
Ele ressaltou que o problema maior é que a falta de empacotadores resulta em prejuízo, já que o profissional que fica responsável pelo caixa acaba sendo duplamente exigido. "Essa é uma atividade agressiva, independentemente das boas condições que a empresa ofereça ao funcionário. E é para amenizar esse esforço que nós trabalhamos", explicou.
Segundo Canto, o profissional precisa fazer esforço físico ao empacotar os produtos, além da pressão pela atividade de caixa, que envolve questões financeiras e de estresse pelo atendimento ao público. Entre os supermercados que apresentaram problemas estão os das redes Walmart e Makro, que já foram autuados pela fiscalização.
O representante da SRTE explicou que muitas empresas já se adequaram à norma porque não querem ser autuadas. Nos casos das persistentes, ele adianta que existe a possibilidade de ampliar o rigor no cumprimento da determinação com o apoio do Ministério Público do Trabalho, podendo resultar em multas maiores. De acordo com o Anexo 1 da Norma Regulamentadora 17, da portaria 3.214/78, é proibido que qualquer funcionário faça o serviço de empacotador, a não ser que tenha sido contratado especificamente para isso. O objetivo é evitar lesões por esforço repetitivo.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.