Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.

Navegação principal do site

Empacotamento na mira da fiscalização

por |
Redes de supermercados são autuadas por não oferecerem o serviço.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Rio Grande do Sul tem ampliado a fiscalização em relação aos supermercados e às lojas de grande porte que não contam com serviço de empacotamento. Depois de diversas ações na Capital, o monitoramento também será reforçado no Interior. De acordo com o chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho na SRTE, Marco Antonio Ballejo Canto, nos últimos dias foram autuadas duas grandes empresas de supermercados por ausência do serviço.

Ele ressaltou que o problema maior é que a falta de empacotadores resulta em prejuízo, já que o profissional que fica responsável pelo caixa acaba sendo duplamente exigido. "Essa é uma atividade agressiva, independentemente das boas condições que a empresa ofereça ao funcionário. E é para amenizar esse esforço que nós trabalhamos", explicou.

Segundo Canto, o profissional precisa fazer esforço físico ao empacotar os produtos, além da pressão pela atividade de caixa, que envolve questões financeiras e de estresse pelo atendimento ao público. Entre os supermercados que apresentaram problemas estão os das redes Walmart e Makro, que já foram autuados pela fiscalização.

O representante da SRTE explicou que muitas empresas já se adequaram à norma porque não querem ser autuadas. Nos casos das persistentes, ele adianta que existe a possibilidade de ampliar o rigor no cumprimento da determinação com o apoio do Ministério Público do Trabalho, podendo resultar em multas maiores. De acordo com o Anexo 1 da Norma Regulamentadora 17, da portaria 3.214/78, é proibido que qualquer funcionário faça o serviço de empacotador, a não ser que tenha sido contratado especificamente para isso. O objetivo é evitar lesões por esforço repetitivo.

Fonte: Correio do Povo

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias