Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Em junho, o crédito em termos do PIB chega a 50,6% do PIB

por |
Cabe destacar que em igual período de 2011, a proporção era de 46,1%.

O volume total das operações de crédito com recursos livres e direcionados, divulgados pelo Banco Central, registrou expansão de 1,5% entre maio e junho, atingindo R$ 2.167 bilhões. Desse modo, o crédito, em termo do PIB, passou de 50,1% em maio para 50,6% em junho. Cabe destacar que em igual período de 2011, a proporção era de 46,1%.

Em termos de concessões, houve decréscimo de 3,7% entre maio e junho, resultado das quedas de 4,0% para pessoa jurídica e 3,2% para pessoa física. A queda, no entanto, ocorreu apenas no agregado do mês, se analisarmos a média diária de concessões, houve acréscimo de 6,0%, sendo que o crédito à pessoa física teve alta de 6,4% e para pessoa jurídica, elevação de 5,7%.

No que se refere à taxa de juros, pela quarta vez consecutiva, houve queda. Em junho, os juros médios chegaram a 31,1%, retração de 1,8 p.p. frente a maio, quando os juros estavam em 32,9%. Dessa forma, os juros atingiram o menor nível da série. Desagregadamente, a taxa de juros para pessoa física chegou a 36,5% (retração de 2,3 p.p. frente a maio), enquanto os juros para pessoa jurídica caíram para 23,8% (queda de 1,2 p.p. em relação a maio).

Com a queda nos juros, o spread bancário também sofreu redução, de 24,7 p.p. em maio para 23,2p.p.. A inadimplência superior a 90 dias, por sua vez, apresentou leve recuo (0,1 p.p.) em relação a maio, caindo de 5,9% para 5,8%. A retração foi semelhante, tanto para pessoa jurídica (de 4,09% para 3,96%) quanto física (de 7,90% para 7,78%).

A nossa perspectiva para os próximos meses é de que, a despeito das medidas de incentivo por parte do Governo Federal, o crédito permaneça com desempenho semelhante ao atual, registrando taxas de expansão mais moderada do que as verificadas no ano anterior. Corrobora para esse cenário, a previsão modesta para a atividade econômica nesse ano, que, de acordo com o Focus, deverá ficar abaixo de 2,0%.

Fonte: Fecomércio

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias