Eleição da nova diretoria finaliza III Congresso Estadual da Fetracos
por Jousi Quevedo | Os delegados sindicais presentes votaram na eleição da nova diretoria da Federação no último dia do Congresso.
O encerramento do III Congresso Estadual da Fetracos aconteceu nesta quinta-feira, dia 19, com a realização da eleição da nova diretoria. O início dos trabalhos eleitorais deu-se com a apresentação da chapa seguinte:
Conselho fiscal suplente: Paulo Hubirajara, Claudio Lara e Gilson Santana
Conselho Sindical titular: Antonio Fellini, Claudio Correa e Alfeu Gonçalves
Diretoria adjunta: Janete Porto, João, Gilmar Berneira, Antonio Carlos Pereira, Carmen da Silva, Álvaro Diones Oliveira, Luis Nunes Leandro, Valdir Santos Lima, Nilton Neco, Patrícia Garcia e Zuleida Pittol
Diretoria efetiva:
Diretor de organização e divulgação: Élvio dos Santos Zanetti
Diretor de Educação: Antenor Mariano Federizzi
Medicina do Trabalho: Oscar Maciel da Silva
Relações sindicais: Marcelo Furtado
Relações internas: Vanderson Dias
Diretor jurídico: Luiz Carlos Barbosa
Tesoureiro: José Luiz Porto Ferreira
Secretária geral: Ivone Simas
Segundo vice-presidente: Carlos Eduardo Chamorro
Primeiro vice-presidente: Dionísio Mazui
Presidente: Clàudio Janta
O presidente Clàudio Janta expôs o sistema que a chapa se propõe aplicar na Federação.
Vamos manter o mesmo sistema que a Fetracos teve durante os quatro anos, com uma diretoria compartilhada e colegiada. Quem compõe a diretoria são os sindicatos e vamos manter as reuniões abertas e com a presença dos sindicatos maiores que aguardam registro. Essa é a forma que iremos trabalhar: sistema democrático com reuniões mensais nos municípios – explicou Janta, convocando a todos para uma reunião na sede da Força Sindical-RS para o Imposto Sindical. "Esta reunião será a nível nacional, cada Estado do País estará realizando também".
A votação foi aberta e os delegados elegeram, sem abstenções e por unanimidade, a chapa única. Janta agradeceu aos companheiros pela confiança.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.