Eleição da nova diretoria finaliza III Congresso Estadual da Fetracos
por Jousi Quevedo | Os delegados sindicais presentes votaram na eleição da nova diretoria da Federação no último dia do Congresso.
O encerramento do III Congresso Estadual da Fetracos aconteceu nesta quinta-feira, dia 19, com a realização da eleição da nova diretoria. O início dos trabalhos eleitorais deu-se com a apresentação da chapa seguinte:
Conselho fiscal suplente: Paulo Hubirajara, Claudio Lara e Gilson Santana
Conselho Sindical titular: Antonio Fellini, Claudio Correa e Alfeu Gonçalves
Diretoria adjunta: Janete Porto, João, Gilmar Berneira, Antonio Carlos Pereira, Carmen da Silva, Álvaro Diones Oliveira, Luis Nunes Leandro, Valdir Santos Lima, Nilton Neco, Patrícia Garcia e Zuleida Pittol
Diretoria efetiva:
Diretor de organização e divulgação: Élvio dos Santos Zanetti
Diretor de Educação: Antenor Mariano Federizzi
Medicina do Trabalho: Oscar Maciel da Silva
Relações sindicais: Marcelo Furtado
Relações internas: Vanderson Dias
Diretor jurídico: Luiz Carlos Barbosa
Tesoureiro: José Luiz Porto Ferreira
Secretária geral: Ivone Simas
Segundo vice-presidente: Carlos Eduardo Chamorro
Primeiro vice-presidente: Dionísio Mazui
Presidente: Clàudio Janta
O presidente Clàudio Janta expôs o sistema que a chapa se propõe aplicar na Federação.
Vamos manter o mesmo sistema que a Fetracos teve durante os quatro anos, com uma diretoria compartilhada e colegiada. Quem compõe a diretoria são os sindicatos e vamos manter as reuniões abertas e com a presença dos sindicatos maiores que aguardam registro. Essa é a forma que iremos trabalhar: sistema democrático com reuniões mensais nos municípios – explicou Janta, convocando a todos para uma reunião na sede da Força Sindical-RS para o Imposto Sindical. "Esta reunião será a nível nacional, cada Estado do País estará realizando também".
A votação foi aberta e os delegados elegeram, sem abstenções e por unanimidade, a chapa única. Janta agradeceu aos companheiros pela confiança.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.