Economia gaúcha mostra sinais de recuperação no trimestre encerrado em agosto
Jousi Quevedo
Evolução do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, Rio Grande do Sul.

Segundo o Boletim Regional, para os próximos meses o desempenho da economia gaúcha deve manter patamares favoráveis.

O Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR-RS), o qual mede o nível de atividade econômica regionalmente a cada três meses, indicou crescimento para o estado do Rio Grande do Sul de 6,5% no trimestre encerrado em agosto, em relação ao trimestre finalizado em maio, quando havia recuado 4,1%, neste tipo de comparação, considerados dados sem a influência de aspectos sazonais.

Nos primeiros oito meses do ano, o IBCR-RS registrou queda de 1,4%, ante recuo de 3,6% até maio. Segundo o Boletim Regional divulgado pelo Banco Central, para os próximos meses o desempenho da economia gaúcha deve manter patamares favoráveis. Isso se deve em grande parte a dois fatores.

O primeiro deles são as medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo recentemente (ampliação da desoneração da folha de pagamentos, redução do custo da energia elétrica, prorrogação da redução do IPI, redução dos juros entre outros).

O segundo aspecto, por sua vez, é a recuperação parcial da renda agrícola, em resposta à evolução favorável das cotações das commodities, em que as cotações médias do feijão, arroz, soja, milho e trigo registraram elevações respectivas de 33,3%, 33,0%, 31%, 4,4% e 1,6% nos primeiros nove meses do ano, em relação a igual período de 2011, de acordo com a Emater/RS. Esses dois aspectos aliados a manutenção do dinamismo dos mercados de trabalho e de crédito, e aos resultados positivos nos indicadores de expectativas de empresários e dos consumidores, indica um cenário de manutenção da trajetória positiva da atividade varejista e de recuperação da indústria do estado.

Fonte: Dieese

Voltar pro topo