Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Economia gaúcha mostra sinais de recuperação no trimestre encerrado em agosto

por |
Segundo o Boletim Regional, para os próximos meses o desempenho da economia gaúcha deve manter patamares favoráveis.

O Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR-RS), o qual mede o nível de atividade econômica regionalmente a cada três meses, indicou crescimento para o estado do Rio Grande do Sul de 6,5% no trimestre encerrado em agosto, em relação ao trimestre finalizado em maio, quando havia recuado 4,1%, neste tipo de comparação, considerados dados sem a influência de aspectos sazonais.

Nos primeiros oito meses do ano, o IBCR-RS registrou queda de 1,4%, ante recuo de 3,6% até maio. Segundo o Boletim Regional divulgado pelo Banco Central, para os próximos meses o desempenho da economia gaúcha deve manter patamares favoráveis. Isso se deve em grande parte a dois fatores.

O primeiro deles são as medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo recentemente (ampliação da desoneração da folha de pagamentos, redução do custo da energia elétrica, prorrogação da redução do IPI, redução dos juros entre outros).

O segundo aspecto, por sua vez, é a recuperação parcial da renda agrícola, em resposta à evolução favorável das cotações das commodities, em que as cotações médias do feijão, arroz, soja, milho e trigo registraram elevações respectivas de 33,3%, 33,0%, 31%, 4,4% e 1,6% nos primeiros nove meses do ano, em relação a igual período de 2011, de acordo com a Emater/RS. Esses dois aspectos aliados a manutenção do dinamismo dos mercados de trabalho e de crédito, e aos resultados positivos nos indicadores de expectativas de empresários e dos consumidores, indica um cenário de manutenção da trajetória positiva da atividade varejista e de recuperação da indústria do estado.

Fonte: Dieese

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias