Dirigentes sindicais compõem reunião para discutir qualificação profissional para os trabalhadores do Mercado Público
Gabriella Oliveira

O Diretor Luis Carlos Barbosa representou os comerciários.

Nesta terça-feira (9) o Diretor Luis Carlos Barbosa participou de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho, onde foram discutidas, juntamente com Fecomércio-RS, Sindilojas, Associação do Mercado Público e outras representações, alternativas para dar suporte aos  trabalhadores e empresários do Mercado Público, que foi parcialmente destruído por um incêndio na noite do último sábado (6).

O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o primeiro movimento para que houvesse a reunião foi motivado pelo Diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.

“Agradeço a presença de todos que é essencial na busca por alternativas que garantam a manutenção dos empregos desses trabalhadores que foram afetados”, salientou.

O Diretor Barbosa, que na oportunidade também representou a Força Sindical juntamente com a Diretora Sílvia Duarte, manifestou a preocupação em relação à expectativa de restauração do Mercado e se colocou à disposição. “Queremos ajudar da forma que pudermos nessa construção e ter a certeza de que os trabalhadores não serão prejudicados com demissão”, frisou.

O Superintendente Heron fez o anúncio da “Bolsa Qualificação”, um instrumento que permite aos trabalhadores a suspensão do contrato de trabalho temporário como alternativa à demissão.  Essa suspensão poderá ocorrer por um período de dois a cinco meses para a participação do empregado em um curso ou programa de qualificação profissional.

Neste período o trabalhador receberá um benefício que é calculado pelo salário mínimo médio recebido nos últimos três meses, seguindo o mesmo modelo do Seguro Desemprego padrão. O benefício poderá ser requerido nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ainda nesta semana os Sindicatos representantes dos empregados e dos empregadores deverão se reunir para assinar a Convenção Coletiva que dará início ao processo de concessão do benefício.