Dirigentes participam de Congresso da Confederação Sindical Internacional

O presidente Nilton Neco e o diretor Jefferson Tiego integram a delegação da Força Sindical.

Mais de 1.500 sindicalistas procedentes de 161 países se reúnem no CityClube Berlim, em Berlim, na Alemanha, entre 18 e 23 de maio, no 3º Congresso Mundial da CSI(Confederação Sindical Internacional), que acontece a cada quatro anos.

A CSI é a maior organização democrática do mundo e representa 325 centrais sindicais nacionais e os trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro. O tema do Congresso é “reforçar o poder dos trabalhadores”.

A cerimônia de abertura do Congresso foi no domingo com discursos de Frank-Walter Steinmeier, Ministro de Assuntos Exteriores de Alemanha: de Helen Clark, Administradora do PNUD (Programa das Nações Unidas), que representa as Nações Unidas e do presidente da CSI, Michael Sommer.

A intervenção da Secretaria-geral la CSI, Sharan Burrow, destacando a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo e os resultados da pesquisa mundial da CSI será nesta segunda-feira, seguida do discursos do diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

Os delegados e delegadas debaterão algumas campanhas de sindicalização em empresas multinacionais incluindo T-Mobile nos Estados Unidos e Deutsche Telekom, a organização da economia informal, os planos de ações governamentais para combater as desigualdades, incluindo o salário mínimo vital e a proteção social, ação climática e acordos comerciais. Também se organizará durante o Congresso uma votação pública para eleger o pior chefe do mundo.

Será publicado um novo índice global sobre direitos humanos destacando os piores países para os trabalhadores e trabalhadores em função das violações registradas entre 2013 e 2014. O Congresso definirá um plano de ação para a CSI decidido por 325 centrais sindicais nacionais, que constituirá o programa de trabalho da CSI para os próximos quatro anos.

Fonte: Assessoria da CSI e Força Sindical