
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Mais de 1.500 sindicalistas procedentes de 161 países se reúnem no CityClube Berlim, em Berlim, na Alemanha, entre 18 e 23 de maio, no 3º Congresso Mundial da CSI(Confederação Sindical Internacional), que acontece a cada quatro anos.
A CSI é a maior organização democrática do mundo e representa 325 centrais sindicais nacionais e os trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro. O tema do Congresso é "reforçar o poder dos trabalhadores".
A cerimônia de abertura do Congresso foi no domingo com discursos de Frank-Walter Steinmeier, Ministro de Assuntos Exteriores de Alemanha: de Helen Clark, Administradora do PNUD (Programa das Nações Unidas), que representa as Nações Unidas e do presidente da CSI, Michael Sommer.
A intervenção da Secretaria-geral la CSI, Sharan Burrow, destacando a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do mundo e os resultados da pesquisa mundial da CSI será nesta segunda-feira, seguida do discursos do diretor-geral da OIT, Guy Ryder.
Os delegados e delegadas debaterão algumas campanhas de sindicalização em empresas multinacionais incluindo T-Mobile nos Estados Unidos e Deutsche Telekom, a organização da economia informal, os planos de ações governamentais para combater as desigualdades, incluindo o salário mínimo vital e a proteção social, ação climática e acordos comerciais. Também se organizará durante o Congresso uma votação pública para eleger o pior chefe do mundo.
Será publicado um novo índice global sobre direitos humanos destacando os piores países para os trabalhadores e trabalhadores em função das violações registradas entre 2013 e 2014. O Congresso definirá um plano de ação para a CSI decidido por 325 centrais sindicais nacionais, que constituirá o programa de trabalho da CSI para os próximos quatro anos.
Fonte: Assessoria da CSI e Força Sindical

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).