Dirigentes participam da Agenda 2020 e debatem prioridades para o RS
por Gabriella Oliveira | Com o encontro, a Agenda 2020 irá renovar sua pauta de sugestões para o Poder Público, baseando-se em 12 eixos temáticos.
Na última quinta-feira, 29, o Diretor Luis Carlos Barbosa e o Diretor Claudio Correa, que na ocasião representou a Força Sindical-RS, participaram juntamente com centenas de pessoas ligadas ao empresariado, universidades, movimentos sociais e entidades de diferentes segmentos, da Agenda 2020, movimento criado em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do RS em longo prazo.
Com o encontro, a Agenda 2020 irá renovar sua pauta de sugestões para o Poder Público, baseando-se em 12 eixos temáticos como saúde, educação, sustentabilidade, infraestrutura, etc. Os diretores integraram o eixo de Desenvolvimento Regional.
Essas proposições serão consolidadas ao longo do mês, gerando um documento de planejamento para o Estado. O objetivo é levar o material aos candidatos ao governo do Estado", destacou Humberto Busnello, presidente do Conselho Superior da Agenda 2020.
O dirigente fez uma retrospectiva dos objetivos traçados pelo movimento em 2006, comparando o desempenho com os indicadores da atualidade. A conclusão é que dificilmente as metas serão alcançadas até 2020, data estabelecida como marco na criação da iniciativa.
De acordo com o Diretor Barbosa, a união é a única forma de consolidar alternativas para melhorar o Estado. "Não existe nada mais importante do que se reunir para definir a sociedade que querermos. Nada se constrói sozinho por isso a relevância de todos os setores reunidos para o debate", concluiu.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.