Dirigentes participam da Agenda 2020 e debatem prioridades para o RS
por Gabriella Oliveira | Com o encontro, a Agenda 2020 irá renovar sua pauta de sugestões para o Poder Público, baseando-se em 12 eixos temáticos.
Na última quinta-feira, 29, o Diretor Luis Carlos Barbosa e o Diretor Claudio Correa, que na ocasião representou a Força Sindical-RS, participaram juntamente com centenas de pessoas ligadas ao empresariado, universidades, movimentos sociais e entidades de diferentes segmentos, da Agenda 2020, movimento criado em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do RS em longo prazo.
Com o encontro, a Agenda 2020 irá renovar sua pauta de sugestões para o Poder Público, baseando-se em 12 eixos temáticos como saúde, educação, sustentabilidade, infraestrutura, etc. Os diretores integraram o eixo de Desenvolvimento Regional.
Essas proposições serão consolidadas ao longo do mês, gerando um documento de planejamento para o Estado. O objetivo é levar o material aos candidatos ao governo do Estado", destacou Humberto Busnello, presidente do Conselho Superior da Agenda 2020.
O dirigente fez uma retrospectiva dos objetivos traçados pelo movimento em 2006, comparando o desempenho com os indicadores da atualidade. A conclusão é que dificilmente as metas serão alcançadas até 2020, data estabelecida como marco na criação da iniciativa.
De acordo com o Diretor Barbosa, a união é a única forma de consolidar alternativas para melhorar o Estado. "Não existe nada mais importante do que se reunir para definir a sociedade que querermos. Nada se constrói sozinho por isso a relevância de todos os setores reunidos para o debate", concluiu.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.