
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde da última quinta-feira (24) aconteceu no Palácio Piratini a posse dos Conselheiros do Conselho Estadual das Cidades do Rio Grande do Sul. Na ocasião a Diretora Tânia Ruchisque foi empossada como conselheira suplente. O Secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, também está entre os conselheiros.
A nomeação para o conselho veio após efetiva atuação junto às Conferências Municipal, Estadual e Nacional das Cidades, em nome da Força Sindical-RS, no ano passado. "Esperamos continuar contribuindo com a Força Sindical nesta área, onde possuímos os conhecimentos técnicos para isso, disse Lélio.
O governador Tarso Genro empossou 25 conselheiros e 25 suplentes que compõe o conselho onde são discutidos importantes assuntos para os trabalhadores, como políticas de saneamento urbano, habitação, mobilidade urbana, política nacional de resíduos sólidos, planejamento urbano, entre outros.
O ConCidades viabiliza a construção de políticas públicas para o acesso a todos os cidadãos, tendo sempre como referência as deliberações advindas das Conferências Nacionais das Cidades.
O gestor público tem o dever de criar canais de participação da população na máquina pública. O processo democrático se dá quando a sociedade participa das decisões do governo e o ConCidades, assim como o orçamento Participativo, são entidades exemplos nesse aspecto", destacou o Governador.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.