DIEESE apresenta estatísticas sobre a economia no RS no III Congresso da Fetracos

O diretor técnico do DIEESE Ricardo Franzoi apresentou informações sobre a atual conjuntura econômica no Estado e no País durante a palestra.

No segundo dia do III Congresso Estadual da Fetracos o diretor técnico do DIEESE, Ricardo Franzoi apresentou informações sobre a atual conjuntura econômica no Estado e no País durante palestra que tratou as relações entre empregadores e trabalhadores bem como as ações futuras para melhor qualidade de vida dos trabalhadores.

Avaliando a variação do crescimento do PIB brasileiro e o aumento do consumo das famílias, o economista aponta: “Não adianta crescer se não houver distribuição de renda e não trazer a maior parte da população junto com esse desenvolvimento”. A diferença na sociedade entre as relações de gêneros também foi pauta da palestra, onde foi afirmada a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, em função da qualificação profissional.

Um estudo apresentado mostra a Transição Demográfica no Rio Grande do Sul, “o Brasil não conseguiu resolver suas mazelas com a má distribuição de renda e os problemas regionais” afirma o economista. “Se não conseguirmos nos próximos 20 anos, dificilmente teremos nova oportunidade para isso”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam o volume de vendas em setores do comércio que mostram crescimento, sendo eles: material de construção (1º), móveis e eletrodomésticos (2º), tecidos vestuário e calçados (3º) e hipermercados e supermercados (4º).

De acordo com o Indicador Antecedente de Crescimento, as compras industriais aumentaram 4,18% em 2011. O economista avalia isso como expectativa de desenvolvimento e geração de renda. “Se a indústria está comprando madeira, vidro, aço, etc, é porque há expectativa de crescimento. Eles estão contratando mais profissionais, o que indica o aumento de 8,86% no número de admissões”.

A melhora nos acordos com relação ao aumento nos resultados das negociações salariais foi observado, com a indicação do valor do Piso Regional de RS R$ 732 em março de 2012 e uma perspectiva de R$ 798 para janeiro de 2013.

“O Brasil é essencial de possibilidades inéditas, com crescimento econômico sustentado pelo mercado interno de consumo de massa, geração de empregos, redução da informalidade, aumento dos salários, redução da miséria e da pobreza” comenta Franzoi.

Outro tema abordado no Congresso como um desafio na luta dos comerciários foi a Convenção 158 da OIT, que veda a demissão imotivada. "O Brasil não adotou a convenção, diferente da China, onde a instabilidade de emprego é muito menor que aqui", afirma o vice-presidente da Fetracos Dionísio Mazui.

Delegados de sindicatos dos comerciários de todo Estado, reunidos em Bento Gonçalves para o evento, também avaliaram os dados e estatísticas apresentados pelo diretor do DIEESE.

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Cintia Rodrigues