Dieese - A inserção das mulheres no mercado de trabalho metropolitano de Porto Alegre
Jousi Quevedo

O Sistema de Pesquisa Emprego e Desemprego do Dieese apresenta o estudo sobre a realidade das mulheres no mercado de trabalho.

De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho. A ausência de equidade entre os sexos na inserção ocupacional fica particularmente evidenciada, quando se observam a exposição ao desemprego, a qualidade das ocupações onde as mulheres estão inseridas e a remuneração percebida.

Este último indicador mostra uma situação generalizada de ganhos inferiores para a mão de obra feminina, qualquer que seja o recorte analítico que se faça — considerando os níveis de escolaridade ou qualificação profissional, o tipo de contrato de trabalho ou a forma de inserção na ocupação, a idade, etc. —, reiterando, no âmbito do trabalho, a posição de desvantagem em que as mulheres se encontram na sociedade. Essa presença permanente de diferenciais de ganhos, mesmo quando as condições de exercício da atividade se equiparam, desnuda as reais determinações das desigualdades e remete a discussão ao âmbito mais geral do estado atual das relações sociais entre os sexos.

Atualizar os indicadores sobre a inserção feminina no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), salientando as particularidades do engajamento das mulheres no mercado laboral regional, constitui o principal objetivo deste Boletim Especial Mulheres. Atenção particular será dedicada aos indicadores de rendimentos do trabalho entre os sexos, que, para além de refletir com clara nitidez a discriminação das mulheres no mercado de trabalho, trazem importantes elementos para pensar políticas capazes de alterar essa condição da mulher na sociedade.

Faça download do estudo completo clicando aqui.

Voltar pro topo