Mundo sindical.

Navegação principal do site

Dia Nacional de Mobilização e Luta reafirma reivindicações da classe trabalhadora

por |
Em Porto Alegre o ato aconteceu pela manhã para exigir que o governo federal cumpra os itens da Pauta Trabalhista.

Levando para as ruas de Porto Alegre a mesma força, já demonstrada no dia 11 de julho, a Central, juntamente de seus sindicatos filiados, realizou um grande ato neste Dia Nacional de Mobilização e Lutas (30/8).

Logo pela manhã, às 6h, cerca de 500 pessoas se concentraram na Estação Rodoviária com bandeiras em punho e faixas que destacavam as principais reivindicações da classe trabalhadora.

Após trancarem o cruzamento da Rua Conceição, os militantes bloquearam os principais acessos à Capital: Avenida Mauá e Castelo Branco e Farrapos. Nos locais permanecerem por cerca de três horas.

O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul e Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, afirmou que o Movimento Sindical propõe uma agenda de desenvolvimento e crescimento do Brasil. Ele destacou algumas das principais reivindicações.

A população, em sua grande maioria, entendeu que o protesto é pelo fim do fator previdenciário, isenção de R$ 6 mil de isenção no Imposto de Renda,10% orçamento para a saúde, jornada de trabalho de 40 horas semanais (sem redução de salários), não ao projeto de terceirização, PEC 300, e em apoio estatuto do motorista. Essa é uma luta digna e de todos trabalhadores".

O diretor Marcelo Furtado ainda anunciou que se o governo federal não negociar com a classe trabalhadora as centrais sindicais irão realizar novos atos em todo o País.

Ao encerrar o ato, o presidente da Força Sindical-RS ainda conclamou toda a população: "Seguiremos unidos e mobilizados até sermos ouvidos pelo governo federal. Semana que vem todos em Brasília pela regulamentação da terceirização", destacou Janta.

Em Porto Alegre, o ato contou com a participação de todas as categorias filiadas à Central, que levaram para a manifestação os dirigentes dos sindicatos, sócios e trabalhadores. Porto Alegre, a Região Metropolitana e o Rio Grande do Sul deram mais uma vez, exemplo de mobilização e luta.

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.