Dia do Comerciário e Posse da Diretoria do Sindec têm domingo de encontro e emoção

A comemoração do Dia do Comerciário e a posse da Diretoria do Sindec/Porto Alegre ocorreu neste domingo, dia 4 de novembro de 2012, na Casa do Gaúcho em clima de descontração e muita celebração. O presidente da entidade, Nilton Souza Neco, destacou o empenho dos trabalhadores em fazerem parte de seu sindicato.

A comemoração do Dia do Comerciário e a posse da Diretoria do Sindec/Porto Alegre ocorreu neste domingo, dia 4 de novembro de 2012, na Casa do Gaúcho em clima de descontração e muita celebração. O presidente da entidade, Nilton Souza Neco, destacou o empenho dos trabalhadores em fazerem parte de seu sindicato e também a vitória do representante da categoria nas últimas eleições, quando o secretário-geral Clàudio Janta foi eleito vereador de Porto Alegre.

Dentre as autoridades presentes estavam o superintendente Regional do Trabalho, Claudio Correa; o secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Luís Augusto Lara; a deputada estadual Juliana Brizola; o representante do prefeito José Fortunati, Mauro Zacher; Ruth Coelho, secretária de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical; Arnaldo Gonçalves, secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical e secretário-geral do Sindnapi; Levi Gonçalves Ferreira, tesoureiro da Federação dos Químicos de São Paulo, entre outros. Sindicalistas e lideranças políticas do interior do Rio Grande do Sul também prestigiaram a solenidade.

A diplomação de cada um dos integrantes da Diretoria 2012-2016 ocorreu junto à categoria sob a liderança do presidente reeleito, Nilton Neco. “Festivamente a Diretoria recebe seu diploma para mais quatro anos de mandato representando com orgulho a maior categoria de comerciários do estado do Rio Grande do Sul e hoje uma das maiores categorias do Brasil. A importância deste dia para nós é especial: desde julho celebramos os 80 anos do sindicato e, desde o dia 30 de outubro, destacamos o Dia do Comerciário”, celebrou Neco.

Aos novos integrantes da diretoria, Neco ressaltou as boas vindas a todos e o papel da família no apoio às ações do Sindec. “Muitas vezes ficamos ausentes em função do trabalho, por isso o apoio da família é fundamental”, explicou o presidente.

Abrindo os discursos das autoridades, falou o vereador reeleito e representante do prefeito José Fortunati, Mauro Zacher. “Saúdo a todos os presentes e, em especial à Diretoria do Sindec, este sindicato que sempre esteve na luta pelas grandes conquistas dos trabalhadores. É um sindicato parceiro do governo municipal, mas também uma entidade que cobra as demandas importantes por melhores condições de vida. Por isso temos grande respeito e admiração pelo sindicato, que tem feito muito para os trabalhadores e a cidade”, disse Mauro Zacher, em saudação aos presentes.

A seguir foi a vez do secretário estadual do Trabalho, Luís Augusto Lara, na ocasião também representando o governador Tarso Genro, deixar sua mensagem à categoria: “Pedimos que a categoria aproveite este momento que o país está vivendo. Hoje temos uma parceria do governo federal, estadual e municipal que nos permite ter uma taxa de desemprego menor que os países da Europa. Temos uma taxa de menos de 4% de desemprego em Porto Alegre”, analisou, afirmando que os gargalos econômicos atualmente não são de busca de emprego, mas “de busca de melhor qualidade de vida de quem já está empregado”.

“Temos que qualificar mais e incluir as pessoas no mercado de trabalho, resguardando os direitos dos trabalhadores do comércio”, complementou o secretário estadual do Trabalho.

Por fim, discursou o superintendente Regional do Trabalho no RS, Claudio Correa, diretor licenciado do Sindec/Porto Alegre, afirmando a importância das ações conjuntas do Ministério do Trabalho e Emprego pela melhoria de vida dos trabalhadores.

Outra presença especial na posse da Diretoria junto aos comerciários foi do tesoureiro reeleito do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa. O sindicalista é uma da figuras mais importantes da entidade pela sua atuação presente e também sua história de luta pela causa comerciária. Barbosa foi presidente do sindicato nos anos 1980 e participou de processos políticos históricos para os trabalhadores. Ao falar da luta dos comerciários, Barbosa se emocionou e destacou o papel da categoria no ano em que o Sindec completa oito décadas de existência.

“Há 80 anos um grupo de comerciários se dedicou a criar o sindicato e hoje vemos que esta Diretoria tem um trabalho voltado ao comerciário integrado ao conjunto de trabalhadores a nível estadual, nacional e internacional”, disse o sindicalista, lembrando que esta trajetória é brindada agora com a eleição de um vereador da categoria ao Legislativo.

“Isto mostra que se houver um trabalho sintonizado com a categoria, a categoria dá a resposta”, ensinou Barbosa.

A festa contou ainda com muita alegria e diversão para a família comerciária, animada pelo show da dupla FatDuo, quando crianças, jovens e adultos foram para a pista. Também teve grupo tradicionalista gaúcho, apresentação do grupo O Circo Chegou, a mostra Imagens da Nossa História e brinquedos.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana Rodrigues