Dezembro traz queda importante no rendimento, diz Dieese
Gabriella Oliveira

O rendimento dos trabalhadores no País e as massas de rendimentos caíram em dezembro, na comparação com novembro. Análise elaborada pelo Seade e pelo Dieese, que leva em conta seis regiões metropolitanas e o Distrito Federal, aponta que no último mês de 2012 o rendimento médio real dos ocupados caiu 0,8%. Na região metropolitana de São Paulo, a situação é ainda pior: a queda foi de 1,6%. O movimento, explicam os economistas das instituições, é a primeira redução importante em rendimento real registrada nos últimos meses.

"Não é comum ter uma redução significativa (no rendimento médio) de novembro para dezembro", comentou o coordenador da pesquisa da Fundação Seade, Alexandre Loloian. A média do rendimento real na região metropolitana de São Paulo chegou a R$ 1.732 em dezembro - em outubro de 2012, no ponto mais alto do ano, estava em R$ 1.763. Em novembro, na comparação mensal, já havia sido verificada uma redução neste indicador, mas ainda era pouco expressiva (de 0,1%). "Espero que seja momentânea essa redução, pois rendimento médio e massa de rendimento é o que segura a demanda doméstica", completou Loloian.

As massas de rendimentos dos ocupados também caíram: 0,5% no conjunto das sete regiões, e 1,5% na análise de São Paulo. "Você vê que tudo (o que diz respeito a rendimentos) está pior em São Paulo do que na média do País", disse Loloian.

Na comparação de dezembro com a média da massa salarial nas sete regiões registrada em 2011, houve crescimento no último mês do ano passado, porém em ritmo menor do que o que vinha sendo apresentado. Em dezembro, o crescimento foi de 9% ante a média de 2011, contra 10,4% registrados em novembro.

"Há um crescimento da massa nessa comparação, porém menor do que já ocorreu", afirmou a economista do Dieese Ana Paula Delavenuto. A trajetória observada na mesma forma de comparação para o rendimento médio também mudou em dezembro. Ante a média de 2011, o rendimento médio dos ocupados cresceu 4,5% em dezembro. No mês anterior, a expansão havia sido de 5,4%. "Dezembro mostra uma mudança na posição da curva", disse Ana Maria.

Entre as regiões, a queda no rendimento em São Paulo só perde para as registradas no Distrito Federal (2,3% de novembro para dezembro) e em Recife (1,7%).  A variação em Salvador também foi negativa (-0,6%). A região metropolitana Porto Alegre teve um ligeiro aumento no rendimento médio (0,5%), seguida por Belo Horizonte (2,1%) e Fortaleza (3,6%).

Na comparação anual, o rendimento médio dos ocupados cresceu. Em dezembro de 2012 contra igual mês de 2011, o aumento foi de 2,3% na região metropolitana de São Paulo e de 1,8% nas sete regiões analisadas. "O que estamos vendo é que as negociações têm conseguido aumentos reais. Se isso continuar acontecendo esse ano, não vai afetar tanto o rendimento real", explicou a economista do Dieese.

Fonte: Jornal do Comércio