Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Desemprego sobe para 5,4% em janeiro de 2013, mostra IBGE

por |
Taxa ainda é a menor para o mês desde o início da série, em março de 2002.

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu para 5,4% em janeiro de 2013, após ficar em 4,6% em dezembro de 2012, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (26). Em janeiro de 2012, o indicador havia ficado em 5,5%. A taxa de janeiro é a menor para o mês desde o início da série, que teve início em março de 2002.

De acordo com o IBGE, a população desocupada somou 1,3 milhão de pessoas, apresentando uma alta de 17,2% sobre o mês anterior, mas ficou estável frente a janeiro do ano passado. Já a população ocupada atingiu 23,1 milhões - uma queda de 1,2% na comparação com dezembro. Porém, em relação a janeiro de 2012, foi registrado aumento de 2,8%.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 11,6 milhões e não mostrou variação sobre mês anterior. Na comparação anual, foi registrada alta de 4,1%.

O rendimento médio real dos ocupados ficou em R$ 1.820, mostrando estabilidade sobre dezembro. Na comparação com janeiro, o poder de compra dos ocupados aumentou 2,4%.

Em relação a dezembro de 2012, o salário aumentou nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (2,0%) e de São Paulo (0,5%), mas recuou em Salvador (3,9%), no Rio de Janeiro (0,8%) e no Recife (0,7%). Em Belo Horizonte, ficou estável em Belo Horizonte. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, o rendimento registrou alta em Belo Horizonte (5,2%), São Paulo (4,1%), no Rio de Janeiro (2,8%), em Porto Alegre (2,6%). No Recife ficou estável e na região metropolitana de Salvador caiu 10,9%.

Análise por região

Na análise regional, a taxa de São Paulo passou de 5,2% para 6,4% e a de Belo Horizonte, de 3,5% para 4,2%. Foi registrada estabilidade nas outras regiões. Na comparação com janeiro de 2012, o índice caiu em Salvador (2 pontos percentuais) e no Rio de Janeiro (1,3 ponto percentual). Em São Paulo, houve alta (0,9 ponto percentual) e nas outras regiões, não foi registrada variação.

O número de pessoas sem trabalho e que estão tentando se inserir no mercado foi estimado em 1,3 milhão de pessoas pelo IBGE, "refletindo elevação de 17,2% frente a dezembro último e estabilidade ante o resultado de janeiro do ano passado".

Em relação a dezembro, houve aumento desse contingente em São Paulo, 23,3% e Belo Horizonte, 17,9%. Sobre janeiro de 2012, houve queda nas regiões metropolitanas de Salvador, 23,3%, e Rio de Janeiro, 21,8%, e, em São Paulo, houve alta de 22,3%.

Fonte: G1

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias