Desemprego na Região Metropolitana em setembro de 2012 é o menor em 14 anos

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre registrou o menor nível para um mês de setembro em toda a série histórica do índice, que começou a ser medido em 1998 pela Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS).

Índice de desemprego fica em 6,9% pelo segundo mês seguido, segundo a FEE

O índice atingiu 6,9% da População Economicamente Ativa (PEA) em setembro, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMPA), divulgada nesta quarta-feira. Este é o mesmo índice registrado em agosto.

O número total de desempregados em setembro foi estimado em 1,770 milhão de pessoas, 131 mil a menos do que no mês anterior, quando atingiu 1,783 milhão.

Na comparação com setembro de 2011, a taxa de desemprego total na região caiu 0,8 pontos percentuais, passando de 7,7% para 6,9% da PEA. Esse resultado refletiu um recuo de 6,3% na taxa de desemprego aberto. Segundo a FEE, o contingente de desempregados diminuiu em 18 mil pessoas.

Nos últimos 12 meses, observou-se redução de 0,8% no nível ocupacional, que deveu-se à retração ocorrida na indústria de transformação (-25 mil pessoas) e no comércio e

reparação de veículos automotores e motocicletas (-13 mil pessoas), tendo ocorrido relativa estabilidade na construção (1 mil) e crescimento nos serviços (25 mil).

O rendimento médio real referente ao mês de agosto de 2012, relativo ao total de ocupados teve queda de 2,1%, enquanto, para os assalariados, a redução foi de 2,0%. Segundo a FEE, houve variação positiva do rendimento para os trabalhadores autônomos (0,3%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.517, R$ 1.503 e a R$ 1.430 respectivamente.

Fonte: Zero Hora