Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre aumenta para 6%
Gabriella Oliveira

O número total de desempregados em março foi estimado em 112 mil pessoas.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) para março de 2014, divulgada pelo Dieese na manhã desta quarta-feira (30), mostra redução do nível ocupacional e aumento do desemprego. A taxa de desemprego total aumentou, passando de 5,6% da População Economicamente Ativa (PEA) em fevereiro para os atuais 6%. A taxa de desemprego aberto elevou-se de 4,8% para 5,3% da PEA nessa mesma base comparativa.

O número total de desempregados em março foi estimado em 112 mil pessoas, com um acréscimo de 6 mil em relação ao mês anterior. Esse resultado ocorreu pela redução de 26 mil indivíduos no contingente de ocupados concomitantemente à saída de 20 mil indivíduos da força de trabalho. A taxa de participação, no período, passou de 55,9% para 55,3%.

Houve redução no emprego assalariado (-1,1%), menos 14 mil pessoas. No âmbito do setor privado, ocorreu retração no assalariamento com carteira assinada (-0,8%), menos 8 mil empregos, e relativa estabilidade no sem carteira assinada (-1,0%), menos 1 mil. O setor público apresentou decréscimo do emprego (-2,3%), menos 5 mil trabalhadores.

Quanto as outras formas de inserção analisadas, ocorreu diminuição do nível ocupacional entre os autônomos (-3,1%), menos 8 mil ocupados, e no agregado demais posições — inclui empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais, etc. — (-2,2%), menos 4 mil ocupados. Entre os empregados domésticos, verificou-se estabilidade do nível ocupacional.

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo