Desemprego em Porto Alegre recua para 3%, menor taxa da história

Número é o menor entre todas as capitais medidas pelo IBGE e está abaixo da média nacional.

A taxa de desemprego de Porto Alegre recuou para 3% em outubro, a menor desde que a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) começou a ser feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Em setembro, a taxa era de 3,4%. O valor é também o menor entre as seis capitais em que o IBGE faz a análise. A média nacional de desemprego da pesquisa divulgada nesta quinta, dia 21, é de 5,2% – Salvador tem o maior índice, com 13,4%.

No Brasil, o número total de desocupados caiu 4,4%, chegando a 1,27 milhões de pessoas. O resultado equivale a 58 mil pessoas a menos em busca de trabalho. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, calcualdo em 11,9 milhões, não mudou em relação a setembro, mas registrou aumento de 3,6% se comparado a outubro de 2012.

O rendimento médio real dos trabalhadores, também calculado pela PME, é de R$ 1.917, valor 0,1% menor do que o resultado de setembro, mas 1,8% maior que o de outubro do ano passado (R$ 1.883,45). No país, a ocupação que teve o maior crescimento no salário médio foi a construção, com alta de 7,2% no ano e 4,7% no mês, com rendimento médio de R$ 1.705,20.

Fonte: Zero Hora