
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
De acordo com estudo do Banco Central (BC), publicado no último Relatório de Inflação, de 2003 a 2010, houve redução nas taxas de atividade relacionadas às faixas etárias de 10 a 14 anos e de 15 a 17 anos. O estudo – com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – mostra que, em 2003, 3,5% do grupo com idade de 10 a 14 anos estavam inseridos no mercado de trabalho, ou seja, estavam trabalhando ou buscando emprego. Em 2010, esse percentual caiu para 1,3%. Na faixa etária de 15 a 17 anos, houve redução de 26% para 18,9%, nesse mesmo período de comparação.
O estudo também mostra que a participação dos trabalhadores no mercado com menos de oito anos de estudo recuou de 34,1% da População Economicamente Ativa (PEA), em 2003, para 23,2%, em 2010, enquanto a referente aos trabalhadores com 11 anos ou mais de estudo aumentou de 45,8% para 59,1%.
Apesar de indicar avanços, a professora considera que o estudo do BC não capta os problemas que surgiram a partir de 2011, quando há "menor absorção de mão de obra e menor aumento nos rendimentos" dos trabalhadores.
Por outro lado, Cacciamali destaca ainda que com o aumento da renda tornou possível às famílias dispensarem as crianças do trabalho. E esse crescimento foi impulsionado por políticas de transferência de renda, como aposentadoria e o programa Bolsa Família. Além disso, a demanda do mercado de trabalho por mão de obra qualificada é "um forte incentivo" para que o jovem estude por mais tempo.
Para a professora, é preciso ampliar políticas públicas de incentivo à profissionalização e educação. Na avaliação de Cacciamali, é preciso ainda dar maior visibilidade a programas de trabalho para jovens aprendizes, com base na Lei 10.097/2000. Outra medida seria criar bolsas de estudo para estudantes de ensino técnico, a exemplo do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Com expectativa de menor geração de emprego, a professora avalia que "a saída para o jovem é se qualificar, buscar informações, descobrir as potencialidades, investir na própria formação". Cacciamali acrescenta que os três grupos mais vulneráveis ao desemprego são mulheres, negros e jovens. "E se o nível de escolaridade for menor, a dificuldade para conseguir emprego fica ainda pior. Nas camadas mais baixas de renda, mais de 50% das pessoas não estão na série correta para a idade e não terminaram o ensino fundamental", acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.