
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre inicia-se na quarta-feira, 14, e se estende até o dia 20 de novembro. A Força Sindical-RS está no apoio do evento.
A abertura oficial será as 18h30min com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19, segunda-feira.
Os debates começam às 14h de quinta feira, 15, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos. O ciclo de debates se encerra na segunda-feira, dia 19, quando serão tratados os temas trabalho e oportunidades.
Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado; Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas, delegado de polícia negro; e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.
Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18h, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.
A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16h e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.
Programação de palestras e debates
Fonte: Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro com informações do Sindec/Porto Alegre.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.