Definida a programação da XXII Semana da Consciência Negra

A Força Sindical-RS, através de sua produtora Silvia Duarte, está no apoio do evento.

A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre inicia-se na quarta-feira, 14, e se estende até o dia 20 de novembro. A Força Sindical-RS está no apoio do evento.

A abertura oficial será as 18h30min com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19, segunda-feira.

Os debates começam às 14h de quinta feira, 15, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos. O ciclo de debates se encerra na segunda-feira, dia 19, quando serão tratados os temas trabalho e oportunidades.

Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado;  Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas,  delegado de polícia negro;  e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.

Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18h, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.

A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16h e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.

Programação cultural

Programação de palestras e debates

Fonte: Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro com informações do Sindec/Porto Alegre.