Definida a programação da XXII Semana da Consciência Negra
por Jousi Quevedo | A Força Sindical-RS, através de sua produtora Silvia Duarte, está no apoio do evento.
A 22ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre inicia-se na quarta-feira, 14, e se estende até o dia 20 de novembro. A Força Sindical-RS está no apoio do evento.
A abertura oficial será as 18h30min com uma solenidade que contará com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade negra do município. Tendo como tema central a juventude, diversos painéis e mesas redondas serão desenvolvidos durante a semana sempre no horário da tarde até o dia 19, segunda-feira.
Os debates começam às 14h de quinta feira, 15, quando representantes do executivo municipal falarão sobre Porto Alegre e a sua população negra. A seguir acontece uma mesa redonda com o tema violência e segurança pública. Na sexta-feira o tema desenvolvido será violência e saúde e no sábado serão tratados assuntos como educação e legislação. Já no domingo a inclusão social e a educação serão discutidos. O ciclo de debates se encerra na segunda-feira, dia 19, quando serão tratados os temas trabalho e oportunidades.
Entre os painelistas estão Luizinho Martins, secretário Municipal de Juventude de Porto Alegre; Antonio Carlos Côrtes, advogado; Marilene Leal Paré, pedagoga; Lúcia Regina Pereira do grupo de mulheres negras Maria Mulher; o sociólogo e pró-reitor de gestão da Ufrgs, Cleiton Munhoz de Freitas, delegado de polícia negro; e Osvaldo Ferreira, advogado e pesquisador, além de outras autoridades, intelectuais e representantes da comunidade negra.
Durante todos os dias ocorrerão shows, a partir das 18h, no palco montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares. Entre as atrações artísticas estão o Coral do Cecune, o cantor Paulo Dionísio, o grupo de dança Brasil Estrangeiro, a banda Flor de Ébano, especializada em samba, entre outros. Serão apresentadas quatro atrações por dia.
A Semana se encerra com a grande marcha estadual Zumbi dos Palmares, dia 20, organizada pelo movimento social negro, para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Ela parte do largo Glênio Peres às 16h e segue até o Largo Zumbi dos Palmares, onde todos os eventos da semana deverão ocorrer.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.