Convênio para qualificação da família comerciária é anunciado; Diretores do Sindec-POA destacam união e vitórias da categoria
por Jousi Quevedo | O projeto da Inteligência Educacional foi apresentado em uma demonstração para os presentes, com o plano de educação prevendo conteúdo profissional e profissionalizante a baixo custo para toda a família comerciária.
O secretário-geral do Sindec-POA e presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, saudou todos os comerciários e comerciárias pelo seu dia e disse que a categoria traz alegria às pessoas em vários momentos da vida dos trabalhadores. "Desde a primeira compra que um jovem faz quando inicia sua profissão, até comprar material para a casa, adquirir automóvel. Nós comerciários somos os transmissores de alegria para a família das pessoas", comemorou.
Janta anunciou em primeira mão um plano de qualificação para os comerciários de Porto Alegre. "A Força Sindical fez um convênio com uma escola que trará acesso aos comerciários. O projeto iniciará com os trabalhadores comerciários de Porto Alegre, no qual os filhos da categoria também poderão se aperfeiçoar pelo ensino à distância (EAD)".
Ele disse que a central está empenhada na luta pela regulamentaçãoo da profissão, redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, qualificação profissional.
Conforme o presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, a data representa um momento de encontro da categoria com seus colegas, amigos e entidade que a representa. Ele destacou que o objetivo das comemorações também é reafirmar a luta de profissionais que trabalham mais de oito horas diárias muitas vezes e que precisam de melhores condições de trabalho. "A Revista em Ação, que lançamos hoje, busca entrar em maior contato com o comerciário e a comerciária e informá-los sobre questões do dia a dia e o que o sindicato oferece para que haja conforto e agilidade no cotidiano", destacou.
O anfitrião da festa agradeceu ainda a presença de todos que estão confraternizando juntos. "É a oportunidade que a diretoria tem de estar junto com seus associados. Nestes 79 anos estamos avançando mais nos serviços para a categoria, na ampliação de nossa sede, com cyber café, área de lazer, enfim, para que vocês se sintam em casa", disse.
São melhorias para estarmos cada vez mais fortes juntos com a nossa categoria. Estamos na luta pelo reconhecimento do comerciário como proofissão e estamos trabalhando junto com a diretoria, secretariado no Congresso, junto com a Força Sindical", destacou.
Neco chamou todos os comerciários para a luta pela campanha salarial e concluiu: "Parabéns a todos, vocês merecem, hoje é o nosso dia".
O projeto da Inteligência Educacional foi apresentado em uma demonstração para os presentes, com o plano de educação prevendo conteúdo profissional e profissionalizante a baixo custo para toda a família comerciária.
Os comerciários também ganharam brindes pelo seu dia.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.