
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Encerrou-se na última sexta-feira (20) o 2º Congresso Continental da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadores das Américas (CSA). O evento, que começou no dia 17, reuniu sindicalistas das Américas na tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu, para debates relacionados ao tema "Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente" e resoluções de planejamento das atividades entre 2012 e 2016.
Presente e atuante, a comitiva da Força Sindical contou com 23 delegados, dentre eles a vice-presidente Nair Goulart; João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Central, Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais e Nilton Souza da Silva, o Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da central.
A delegação da Força, tanto no Congresso, quanto nos comitês, foi a central que, junto com as suas aliadas, CTM do México, Croc do México, CSE do Equador e CTV da Venezuela, conseguiu pautar o debate em cima de propostas concretas no sentido de defender a CSA", declarou Neco, explicando o posicionamento da central perante a criação do Instituto da CSA.
Na ocasião, foi aprovado um parágrafo que garante a prestação de contas e o comando político do Instituto à Confederação, mesmo este sendo um órgão à parte da CSA. Também ficou estabelecido que os dirigentes da instituição prestarão contribuição de forma voluntária, sem o recebimento de remuneração de qualquer espécie, garantindo a transparência e seriedade da organização.
Uma das questões fortemente defendidas pela Força Sindical no evento foi a defesa do espaço da mulher. "A Força Sindical participou com uma delegação de 23 dirigentes sindicais, tendo respeitado a questão de gênero, mantendo 40% da delegação entre jovens e mulheres", contou Neco.
O tópico também foi uma preocupação da Força Sindical durante a resolução dos estatutos, onde, apesar da derrota, o secretário avalia como uma das grandes contribuições da central para o Congresso. "Fomos derrotados, mas propusemos o debate na questão de gêneros, de manter a representação da mulher no secretariado. A Força Sindical está de parabéns, junto aos seus aliados neste sentido, de ter sido protagonista. Não é só na conversa e nos documentos que o espaço da mulher e do jovem deve ser garantido", defendeu Neco.
O papel da central na defesa da democracia e liberdade sindical durante o evento também foi um ponto positivo na avaliação do secretário. "Muito do que levamos de saldo positivo é o que conseguimos junto com todo o Congresso, garantindo a unidade do movimento sindical nas Américas", conclui Nilton Neco.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).