Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Confiança do empresário do comércio sobe em agosto

por |
A CNC explica que, em relação ao ano passado, a piora na percepção sobre o momento atual é explicada pelo cenário de crescimento mais baixo para a economia brasileira.

A confiança do comércio aumentou na passagem de julho para agosto, mas segue abaixo do nível verificado no mesmo mês do ano passado. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 5,9% em relação a julho, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador chegou a 122,5 pontos, patamar considerado favorável, embora ainda 5,2% menor do que o de agosto de 2011.

A CNC explica que, em relação ao ano passado, a piora na percepção sobre o momento atual é explicada pelo cenário de crescimento mais baixo para a economia brasileira. Também contribuem para uma visão mais pessimista o aumento na inadimplência e a desvalorização do real em relação ao dólar. Mas a entidade ressalta que os resultados da pesquisa ainda mostram que as expectativas do empresário do setor permanecem em patamares favoráveis.

Em relação à percepção sobre os próximos meses, houve uma melhora de 5,1% no Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (Iceec), para 156,3 pontos, nível bastante elevado, embora 2,1% menor que o registrado em agosto do ano passado. O resultado mostra que o empresário do comércio permanece otimista em relação ao desempenho de suas vendas no futuro. Mas a melhora do Icec na margem foi puxada por um avanço na percepção sobre as condições atuais do empresário do setor. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) avançou 14,2% em relação a julho. No entanto, o Icaec ainda ficou 14,2% menor do que em agosto de 2011. A CNC avalia que a divergência de resultados pode estar mostrando o início de uma recuperação na confiança do comércio.

Já o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (Iiec) mostrou aumento de 0,6% ante julho, para 112,8 pontos. A satisfação com o nível de estoques recuou 0,9% em relação ao mês anterior, mas ficou 4,7% melhor na comparação com agosto de 2011. A percepção dos empresários do comércio em relação ao nível de estoques continua abaixo dos 100 pontos, mas a CNC espera que o item aponte recuperação nos próximos meses, já que boa parte das vendas do varejo se concentra no final do ano. Ainda em relação aos investimentos, a expectativa de contratação de novos funcionários subiu 1,8% em agosto ante julho. A CNC espera uma expansão de cerca de 7% para o volume de vendas no varejo em 2012.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias