Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Confiança do empresário do comércio sobe em agosto
por Jousi Quevedo | A CNC explica que, em relação ao ano passado, a piora na percepção sobre o momento atual é explicada pelo cenário de crescimento mais baixo para a economia brasileira.
A confiança do comércio aumentou na passagem de julho para agosto, mas segue abaixo do nível verificado no mesmo mês do ano passado. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 5,9% em relação a julho, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador chegou a 122,5 pontos, patamar considerado favorável, embora ainda 5,2% menor do que o de agosto de 2011.
A CNC explica que, em relação ao ano passado, a piora na percepção sobre o momento atual é explicada pelo cenário de crescimento mais baixo para a economia brasileira. Também contribuem para uma visão mais pessimista o aumento na inadimplência e a desvalorização do real em relação ao dólar. Mas a entidade ressalta que os resultados da pesquisa ainda mostram que as expectativas do empresário do setor permanecem em patamares favoráveis.
Em relação à percepção sobre os próximos meses, houve uma melhora de 5,1% no Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (Iceec), para 156,3 pontos, nível bastante elevado, embora 2,1% menor que o registrado em agosto do ano passado. O resultado mostra que o empresário do comércio permanece otimista em relação ao desempenho de suas vendas no futuro. Mas a melhora do Icec na margem foi puxada por um avanço na percepção sobre as condições atuais do empresário do setor. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) avançou 14,2% em relação a julho. No entanto, o Icaec ainda ficou 14,2% menor do que em agosto de 2011. A CNC avalia que a divergência de resultados pode estar mostrando o início de uma recuperação na confiança do comércio.
Já o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (Iiec) mostrou aumento de 0,6% ante julho, para 112,8 pontos. A satisfação com o nível de estoques recuou 0,9% em relação ao mês anterior, mas ficou 4,7% melhor na comparação com agosto de 2011. A percepção dos empresários do comércio em relação ao nível de estoques continua abaixo dos 100 pontos, mas a CNC espera que o item aponte recuperação nos próximos meses, já que boa parte das vendas do varejo se concentra no final do ano. Ainda em relação aos investimentos, a expectativa de contratação de novos funcionários subiu 1,8% em agosto ante julho. A CNC espera uma expansão de cerca de 7% para o volume de vendas no varejo em 2012.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.