Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Confiança do consumidor sobe 1% em novembro

por |
A confiança do consumidor subiu 1,0% no mês de novembro, após cair 2,2% em outubro.

A confiança do consumidor subiu 1,0% no mês de novembro, após cair 2,2% em outubro, sempre na comparação com o mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal. "A evolução favorável no mês é, no entanto, insuficiente para compensar a perda observada em outubro, mantendo o índice abaixo da média histórica de 115,5 pontos pelo nono mês consecutivo", informou a FGV. Com o resultado, o desempenho do indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), ficou em 112,8 pontos.

O ICC é dividido em dois indicadores - o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE). O ISA mostrou leve alta de 0,2%, ao passar de 120,6 para 120,8 pontos. No mês anterior, ele havia caído 0,6%. Já o IE subiu 1,4 %, de 107,5 para 109,0 pontos. Em outubro, o indicador havia recuado 3,0%.

Segundo a FGV, o grau de satisfação dos consumidores com a situação da economia no momento atual ficou praticamente estável. Entre outubro e novembro, a proporção de consumidores que avaliaram a situação atual da economia como boa aumentou de 16,2% para 16,6%, enquanto a dos que a julgaram ruim caiu de 35,2% para 35,0%.

O otimismo em relação às finanças pessoais nos meses seguintes foi quesito o que mais contribuiu para melhora das expectativas. O indicador deste quesito avançou 1,3%, ao passar de 132,9 pontos para 134,6 pontos, permanecendo acima da média histórica (131,4).

A parcela de consumidores projetando melhora da situação financeira familiar aumentou de 37,2% para 38,9%; já a dos que preveem piora se manteve em 4,3%. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 30 de outubro e 19 de novembro.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias