Confiança do consumidor gaúcho permanece em campo otimista
Jousi Quevedo

Pesquia foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Fecomércio-RS.

O consumidor gaúcho continua seguro em relação à situação da sua renda e da economia. Foi o que mostrou a edição de setembro da pesquisa ‘Intenção de Consumo das Famílias gaúchas’, promovida pela CNC e divulgada nesta terça-feira (25) pela Fecomércio-RS. O indicador marcou 134,3 pontos, estando acima do limite de indiferença, que é registrado em 100 pontos, em uma avaliação que vai de 0 até 200.

Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, o ICF-RS manteve-se praticamente estável em relação ao mês passado, com queda de 0,4%. Os resultados de setembro estão acima do patamar do ano passado, registrando elevação de 14,8%. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, acredita que o bom momento do emprego, com taxas de desemprego em nível bastante baixo, é o que possibilita uma avaliação otimista dos gaúchos. “Com o emprego e a renda das famílias em ascensão, o consumidor sente que a aquisição de novos produtos é viável, e isso estimula a confiança das pessoas”, comenta.

A estabilidade do mês na comparação com agosto refletiu o comportamento distinto entre seus grupos de subindicadores. Enquanto os componentes referentes ao mercado de trabalho (emprego atual, renda atual e perspectiva profissional) apresentaram queda no mês, os subindicadores relacionados ao consumo das famílias (nível de consumo atual, acesso ao crédito e momento para duráveis) e às perspectivas futuras de consumo registraram elevação.

No indicador que avalia a perspectiva de consumo houve elevação de 2,9% em relação ao mês anterior, alcançando 116,5 pontos e corrigindo a queda do mês passado. Nesse item, 54,0% dos entrevistados acreditam que irão consumir no segundo semestre de 2012 o mesmo consumido no segundo semestre de 2011, enquanto 31,1% avaliam que deverão consumir mais.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo